
O objetivo da oficina é padronizar e aperfeiçoar as técnicas que darão uma nova imagem aos paredões de concreto. As oficinas serão ministradas no Sesc.
A ideia inicial é que cada parede do viaduto represente uma tira de gibi. Os trabalhos buscarão usar uma linguagem lúdica, usando jogos de roda e brincadeiras antigas como, pião e pipa, entre outros elementos do universo infantil. O direito à brincadeira, o mágico e o fantástico se confundirão com iconografias guaranis.
A partir de segunda-feira, os jovens artistas, inclusive, adolescentes do projeto Plugados!, com o apoio dos grafiteiros, começam a transformar o viaduto no "Marco da Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes". A expectativa é que a obra de arte esteja pronta no dia 30, para ser inaugurada pelo presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, dia 2 de setembro.
Conforme Gládis Mirtha Baez, coordenadora do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA) da Itaipu Binacional, o espaço será transformado em um ponto de referência de ações positivas no combate à exploração de meninos e meninas na tríplice fronteira. "Queremos expressar a problemática da criança de forma positiva", diz.
As calçadas também receberão melhorias, um tratamento completo de paisagismo e iluminação especial. "A comunidade iguaçuense terá uma surpresa. O local, além de mostrar que a fronteira está preocupada em proteger crianças e adolescentes, terá um novo ponto turístico", afirma Joel de Lima, assistente do diretor-geral brasileiro da Itaipu.
A revitalização do local é resultado de uma parceria da Itaipu Binacional com a Companhia de Teatro Amadeus, Sanepar, Prefeitura de Foz do Iguaçu, Sesc e Concessionária EcoCataratas, com apoio do Parque Nacional do Iguaçu e Macuco Safári. (AI Itaipu)
Gazeta do Iguaçu
Nenhum comentário:
Postar um comentário