Pesquisar

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Espetáculo "Girassóis" mergulha na condição humana


“Fica decretado que, a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, abertas para o verde onde cresce a esperança”. Justiça, liberdade e confiança no futuro, idéias centrais lançadas pelo poeta Thiago de Mello, em seu texto “Os estatutos do homem”, formam o roteiro do espetáculo “Girassóis”, encenado por 40 jovens, agentes culturais do projeto Plugado!, que será lançado no próximo sábado, no Teatro Barracão.

A peça promove o diálogo entre o teatro e a dança, revezando textos e performances dramáticas, a leveza e a expressão cênica do ballet clássico, a dinâmica do jazz e da dança contemporânea, a interferência do street dance e sua linguagem urbana.

Além de Thiago de Mello, o espetáculo também reúne fragmentos poéticos de Bertolt Brecht, Clarice Lispector, Bernard Shaw, entre outros autores, formando um texto colagem de temas relacionados aos direitos humanos e à vida social. Além do aspecto artístico, o trabalho pretende contribuir com a reflexão sobre as relações que se estabelecem entre os indivíduos, reafirmando referências importantes para o ser humano, como a liberdade e a autonomia em toda a sua dimensão.

Os quarenta artistas que subirão ao palco são estudantes de escolas da rede pública estadual de educação. Como agentes culturais do projeto Plugado!, os jovens receberam formação em teatro e dança, na primeira etapa do programa, que iniciou no ano passado. Depois disso, atuaram como multiplicadores, repassando as técnicas para outros estudantes das escolas atendidas. Ao todo, já são cerca de quatrocentos estudantes beneficiados.

Como explica Arinha Rocha, coordenadora do projeto Plugado!, a montagem do espetáculo “Girassóis” reunindo apenas o primeiro grupo de beneficiários do programa deve-se ao amadurecimento artístico do grupo. “Até agora, esse grupo havia realizado oficinas, ensaios e produção de trabalhos de outros estudantes. Sentimos que chegou o momento de um espetáculo deste núcleo do Plugado!”, conta Arinha. Ela lembra, também, que os alunos participantes das oficinas formativas, realizada pelos agentes culturais que integram a peça “Girassóis”, já apresentaram os seus trabalhos durante a “Mostra da Cidadania”, organizada no final do semestre deste ano.

Para Kelley Karolina Magri dos Santos, 17 anos, estudante do último ano do curso de Magistério, no Colégio Barão do Rio Branco, a espera pela estréia do espetáculo é marcada por expectativa e muito orgulho. “É uma peça reflexiva, que chama as pessoas para a importância das coisas boas da vida, como o amor ao próximo”, revela. A estudante lembra, ainda, que a peça pode ser entendida também como convite à conscientização das pessoas, pelo momento de decisão que estamos passando, devido às eleições. “Temos que ser donos de nossas próprias escolhas, com liberdade e autonomia para escolher o que é melhor para o nosso futuro e que trará mudanças para a vida de todos”, conclui Kelley.

PLUGADO! – Visando promover o protagonismo juvenil e enfrentar a violência contra a juventude, Plugado! é realizado pela Casa do Teatro e a Itaipu Binacional, além de contar com o apoio institucional do Núcleo Regional de Educação (NRE) e a participação da Associação Cultural Usina do Ballet, como entidade colaboradora. Quarenta adolescentes e jovens foram formados para atuar como agentes cultuais nas escolas e comunidades. Além de técnicas de teatro e dança, receberam formação em temas de cidadania e participação social, recebendo benefício mensal de R$ 100,00.

Os beneficiários atuam como multiplicadores das técnicas aprendidas, repassando os conhecimentos e habilidades adquiridas para outros 800 estudantes, público a ser atendido até o final do programa. O projeto é executado em 10 escolas da rede pública de ensino, localizadas em regiões populares do município, onde exista a incidência de risco social, violação ou desrespeito aos direitos da juventude (violência física e/ou psicológica, evasão escolar, exploração ou violência sexual, entre outros).

Através do módulo de terapias em grupo baseadas na metodologia de “Rodas de Conversa”, são realizadas ações de enfrentamento e prevenção de todas as formas de violência contra a juventude, disseminando os conceitos da cultura de paz, como forma de mediação dos conflitos cotidianos.
Plugado! também prevê atividades dirigidas a professores e operadores dos direitos da criança e do adolescente que atuam em Foz do Iguaçu.

Ficha Técnica:
“Girassóis” é encenado pelos agentes culturais do projeto Plugado!. Texto adaptado de poemas de diversos autores. Supervisão geral: Arinha Rocha. Direção: Ednéia Dias e Rosângela Rocha. Coreografia: Michael Alexandre e Michele de Oliveira. Figurinos: Noemia Mello e Rosália Dutra. Sonoplastia: Júlio Fornari. Iluminação: Marcelo Silva do Carmo.

SERVIÇO:
Espetáculo “Girassóis”
Quando: sábado, dia 11, 20 horas
Onde: Teatro Barracão (Av. Rep. Argentina, 4331, Praça da Bíblia – Jd. São Paulo)
Quanto: R$ 3,00
Contato: 45.3572-1473 e 3522-14

(Casa do Teatro)
H2Foz.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário