Pesquisar

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Domingo tem Fome de Cultura na AA Banco do Brasil


A comunidade iguaçuense está se somando à campanha “Fome de Cultura”, organizada por artistas, produtores culturais e instituições, voltada para a revitalização do Teatro Barracão, único teatro público municipal. Terminada a ação que comercializou cerca de 800 pizzas solidárias, tendo arrecadado recursos que irão iniciar as benfeitorias no equipamento cultural, a mobilização parte agora para a realização de novas atividades.

A Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), entidade que congrega funcionários do Banco do Brasil e seus familiares, é uma das instituições que abraçou o movimento de valorização do Teatro Barracão. Neste domingo, na sede da associação, será apresentada uma programação artística e cultural, reunindo as linguagens de dança, música, teatro, artesanato, literatura e artes visuais. O resultado da venda dos ingressos para a participação no evento será revertido para a campanha de reforma do teatro.

Chamada de “Fome de Cultura na AABB”, a programação é uma parceria entre o órgão recreativo de bancários e a Casa do Teatro, organização não governamental que realiza a gestão do Teatro Barracão, também responsável pela iniciativa de revitalização deste espaço. Para Rosana Otremba, responsável pela área administrativa e financeira da AABB, a idéia do encontro é oferecer atividades artísticas e culturais para os associados da entidade e, ao mesmo tempo, contribuir com o fortalecimento do Teatro Barracão. “Nós, da AABB, ficamos felizes por também participar desta iniciativa, ajudando a difundir a importância deste espaço público, que deve ser utilizado por toda população e colaborar para que o teatro tenha boas condições de uso”, afirma.

Conforme ainda adiantou Rosana, a associação trabalha a implantação do programa “AABB-Comunidade”, existente em diversas cidades do país, que abre as portas da entidade para as ações de caráter social, dirigidas às populações menos favorecidas. “Estamos construindo esta idéia e vamos buscar parcerias com instituições da cidade, entre elas, a Casa do Teatro”, concluiu.

O músico Henrique Ramirez Junior ressalta a importância da união dos artistas em defesa do Teatro Barracão. Integrante da banda Balizer, que irá se apresentar durante o evento cultural, o contrabaixista acredita que a exposição dos trabalhos e a coletividade podem elevar a cultura a outros degraus. “Vemos esta mobilização com muita importância. Somos músicos e também fazemos arte. Como no teatro, usamos a cultura para manifestar sentimentos e idéias”, afirma o artista, que fará a primeira “apresentação oficial” com a sua banda, no domingo.

Para a atriz Arinha Rocha, diretora da Casa do Teatro, a adesão da comunidade de Foz do Iguaçu ao movimento de valorização do Teatro Barracão demonstra o carinho e a importância que a população dedica a este espaço, que tem contribuído com as artes cênicas e a cultura da cidade. “O que tem ficado demonstrado é que os iguaçuenses valorizam a arte e a cultura e respeitam os locais destinados a estas manifestações. O Barracão, especialmente, é sempre lembrado com entusiasmo por fazer parte da história cultural de nossa gente”, diz Arinha.

A adesão da sociedade civil ao movimento pela reforma do equipamento teatral, continua Arinha, reflete o interesse da população pela produção e pelo consumo das artes. “Vemos com alegria quando associações como a AABB incluem eventos culturais em suas programações. Nossas energias se renovam quando estas atividades se aliam à solidariedade, neste caso, com o apoio à revitalização do Barracão. Certamente, estas ações criam novas demandas e possibilidades para cultura local”, completa a atriz.

O encontro “Fome de Cultura na AABB”, realizado na sede da associação recreativa dos funcionários do Banco do Brasil, sendo aberto a participação de toda a população.

PROGRAMAÇÃO – O encontro cultural irá contar com as apresentações musicais das bandas Nem Pelé, Nem Maradona (MPB, jazz e folclore argentino), Balizer (rock nacional) e Swing Garoto (pagode), além do solo de violino de Fernando Alexander. O teatro será representado Grupo Plugado!, com o espetáculo “Girassóis”, Cia. Vira Colchão, com a peça “Curta Passagem” e a apresentação “Palavra cantada”, dos participantes da oficina de teatro adolescente, da Casa do Teatro. Da dança estará presente no jazz da Cia. do Corpo, da Companhia da Professora Amanda e da Cia. de Dança da Casa do Teatro. A Associação Guatá irá expor as peças literárias de seu programa “Tirando de Letra”, enquanto que a fotógrafa Caroline Lopez e o artista Dilson Paulo serão os representantes das artes visuais. O brechó será dividido pelas artistas da moda alternativa Lelê e Joyce Hichmann. Finalizando, o artesanato criativo de Mirá Artesania, Chiquinho Isfran, Val Mil Artes, Paula Virgínia e Liane Artes.

Serviço:
Fome de Cultura na ABB
Programação em favor da reforma do Teatro Barracão
Quando: domingo, dia 21, às 16 horas
Onde: AABB – sede recreativa (Av. das Cataratas, nº 2501, ao lado do Hotel Bourbon)
Informações: (45) 3572-1473 e 3529-8050
Entrada: R$ 3,00

(Fonte H2foz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário