O Centro de Convivência do Idoso será palco no dia 25 de outubro das comemorações ao Dia Nacional da Juventude. Organizado pela Secretaria Municipal da Juventude, Trabalho e Antidrogas em parceria com a Secretaria Estadual da Criança e Juventude e Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, o encontro deve reunir cerca de 400 jovens de Foz do Iguaçu em um dia de palestras e atividades interativas. Com o tema "Juventude Cidadã", o evento tem como proposta ampliar a relação dos jovens com os programas sociais desenvolvidos na cidade. A idéia, conforme explicou o secretario Camilo de Lima, é possibilitar um debate a favor da juventude. "O objetivo é integrar os participantes aos programas municipais de atendimento a juventude como o Programa de inserção social Pro Jovem, o Menor Aprendiz, o Bolsa Estagio e o Programa Atitude", explicou.
O encontro também pretende enfatizar a atuação dos grêmios estudantis atuantes na fronteira e orientar os jovens sobre a conquista do primeiro emprego por meio de programas governamentais oferecidos na Agencia do Trabalhador.
Além disso, os jovens terão a oportunidade de discutir políticas publicas que serão implementadas no Centro da Juventude de Foz do Iguaçu, que está sendo construído no Jardim Naipi e deve ser entregue a população em dois anos. "Todas as atividades desenvolvidas no centro terão como base as propostas dos jovens", afirmou.
Programação
Durante todo o dia (das 8h00 as 17h00), jovens de 14 a 25 anos poderão discutir e trocar idéias sobre temas que envolvam e favoreçam a classe. Além disso, especialistas em educação, saúde, emprego e trabalho participarão dos encontros.
A programação tem início às 8 horas no Centro de Convivência do Idoso com café da manhã seguido de palestra com a coordenadora estadual do Programa Menor Aprendiz do Governo Federal, Regina Bley. A palestrante também é responsável pelas atividades para a implantação dos Centros da Juventude no Estado do Paraná. As 10h15 a palestra será com Secretario de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Tércio Albuquerque. As 11h o gerente regional do Ministério do Trabalho e Empregabilidade, Gilberto Monte Braga conduzirá a palestra sobre Legislação, estágio, e o programa Menor Aprendiz. Às 12 horas será servido o almoço e às 14 horas os participantes retornam as atividades com oficinas de discussão que seguem até as 17 horas. O evento será gratuito e aberto a jovens de 14 a 24 anos.
Gazeta do Iguaçu
Gazeta do Iguaçu
Nenhum comentário:
Postar um comentário