O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-ad) realiza no próximo dia 16, a partir das 8h30, em sua sede, na Vila Yolanda, um Bazar de Artesanatos produzidos pelas pessoas atendidas no local.
A ideia, de acordo com Rosana Repossi, do administrativo, é promover integração e permitir que os produtos, feitos nas oficinas de ressocialização, possam também ser reconhecidos pelo público. "As oficinas de artesanato compreendem uma série de atividades e funcionam como terapia ocupacional".
No bazar serão oferecidos panos de prato, aparadores de panela, potes decorados, sacolas recicladas, aventais de banner e saquinhos de lixo. Todo o montante arrecadado será usado na compra de mais material. As aulas, de acordo com Rosana, auxiliam na convivência em grupo, servem de motivação para a criatividade e opção de renda alternativa. "Além disso, promove a melhora na coordenação motora e atenção".
Atendimento
Atualmente, no cadastro do Caps-ad estão registradas 2.600 pessoas. Os atendimentos acontecem diariamente, a 45 pessoas por vez. "Isso depende do perfil e da necessidade que cada pessoa apresenta durante o tratamento".
Para acompanhamento, uma equipe multidisciplinar é preparada para o atendimento de adolescentes e adultos dependentes químicos e alcoolistas, de segunda a sexta-feira. Um dos principais objetivos do programa é prestar atendimento individual, em grupos e atividades comunitárias, enfocando a integração do paciente na comunidade e sua inserção familiar e social. Além disso, visa promover mediante diversas ações, a reinserção dos mesmos. A introdução a cursos profissionalizantes e oficinas tem como meta o aprendizado de novos ofícios e a alternativa de renda. O Caps ad está localizado na Rua Vereador Moacir Pereira, 900 (junto ao posto de saúde da Vila Yolanda). (Daniela Valiente)
Nenhum comentário:
Postar um comentário