Pesquisar

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Foz do Iguaçu sedia fórum legislativo sobre a Copa 2014


O primeiro relatório das ações que estão em desenvolvimento nas doze cidades-sedes da Copa do Mundo 2014 será divulgado na próxima segunda-feira (5), em Foz do Iguaçu, durante o Fórum Legislativo das Cidades-Sedes da Copa do Mundo de Futebol no Brasil. O turismo como fator de integração e desenvolvimento da faixa de fronteira também será tema de debate durante o encontro, que terá as presenças dos ministros do Esporte, Aldo Rebelo, e do Turismo, Gastão Vieira, além de secretários de Estado e representantes do setor turístico.

O Fórum Legislativo nas Cidades-Sedes da Copa do Mundo é composto por deputados e senadores, incluindo parlamentares das comissões de Turismo e Desporto da Câmara e de Desenvolvimento Regional do Turismo do Senado Federal.

“O encontro em Foz servirá para um balizamento de tudo o que está sendo feito na preparação da Copa no Brasil. Todos os estados e o governo federal estão mobilizados”, disse o secretário de Estado da Copa 2014, Mário Celso Cunha.

A iniciativa é das Comissões de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara, e de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), do Senado, com o apoio do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e dos ministérios do Esporte e do Turismo. Os integrantes das comissões visitaram, no ano passado, as 12 sedes brasileiras da Copa para avaliar obras de mobilidade urbana, aeroportos, estádios e infraestrutura.

Fronteira – A programação do encontro também inclui o debate “Turismo de Fronteira – Turismo como fator de integração e desenvolvimento da faixa de fronteira”. De acordo com o secretário de Estado do Turismo e coordenador do Núcleo de Fronteira do Paraná, Faisal Saleh, o fórum vai proporcionar um ambiente favorável para a discussão, por reunir representantes do governo federal e de outras instituições, como a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

“Vamos aproveitar os dados estatísticos do relatório elaborado pelos parlamentares e reunir as melhores experiências do setor no País, olhando também para a realização da Copa, porque termos cinco países vizinhos que vão jogar no Brasil”, afirmou o secretário.

Segundo ele, em função da participação de equipes sul-americanas no mundial de 2014, deverá haver grande movimentação de torcedores de países vizinhos na fronteira. “Teremos gente de todo o mundo visitando as Cataratas do Iguaçu e por isso é preciso acelerar os trabalhos de estruturação dos roteiros do Oeste e do Sudoeste do Estado”, disse o secretário.

A faixa paranaense fronteiriça é, entre todas as existentes no Brasil, a que possui o maior contingente populacional. Formada por 139 municípios, localizados em grande parte nas regiões Oeste e Sudoeste, ela tem 150 quilômetros de largura e 16 mil quilômetros de extensão. A área de fronteira do País engloba 27% do território nacional e abriga uma população de mais de 10 milhões de habitantes, distribuídos em 588 municípios de 11 estados, que fazem fronteira com 10 países.

SERVIÇO
Fórum Legislativo nas Cidades-Sedes da Copa do Mundo de Futebol no Brasil “O poder legislativo fazendo parte do time da Copa 2014”
Dia 05 de março, segunda-feira
Entrega do relatório às 10 horas; debate “Turismo de Fronteira”, às 14 horas.
Parque Tecnológico Itaipu – PTI (Av.Tancredo Neves, 6731, Foz do Iguaçu – Paraná).

Fonte: Click Foz do Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário