Pesquisar

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Relação entre pais e filhos é tema de palestras em creches


Pais dos alunos do CMEI João de Aquino, do Jardim Santa Rita, receberam esta semana orientações de como planejar os momentos de lazer e aprendizado com as crianças. As recomendações foram repassadas em uma oficina com o tema "Relacionamento Pais e Filhos e CMEI"; e com o subtema "Tempo, o que fazer com ele?".

O trabalho faz parte do processo de construção da Agenda 21 escolar, por meio de uma iniciativa entre as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Obras e de Educação, em parceria com o Programa FEA (Formação de Educadores Ambientais), com apoio da Itaipu Binacional.

Na oportunidade os pais puderam participar de diversas dinâmicas de grupo, nas quais em todos os momentos deveriam observar como está o convívio deles com seus filhos. Roseli Barquez, educadora ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Obras, durante a oficina lembrou que os pais devem parar e planejar o tempo com os filhos.

Segundo ela, a rotina tem de acontecer e é um processo normal, mas em nenhum momento a atenção e cuidados com as crianças devem ser esquecidos. A educadora Roseli ressaltou que alguns conteúdos ensinados na educação infantil dos centros devem ser aplicados em casa pelos pais, como a distinção de cores, tamanho, quente ou frio, formas, perto e longe. "Os pais devem todos os dias reforçar estes conteúdos nos lares. Assim as crianças começam a fixar na memória o que é certo ou errado."

Para Noêmia Nunes Barbosa Martins, coordenadora do CMEI João de Aquino, a ação tem uma grande importância para a unidade de ensino, pois melhora o convívio dos pais com o centro infantil. Além de ajudar a família a aplicar em casa o que foi absorvido do encontro.

Vilmar Fuzer afirmou que mesmo tendo tempo com o filho ainda é falho com o pequeno Luís Henrique, de três anos. É a primeira vez que ele participa de reuniões da creche e saiu satisfeito com o que aprendeu. "Pretendo aplicar em casa tudo o que eu vi hoje aqui e repassar para a minha esposa, que não pôde vir."

As oficinas devem percorrer outros CMEIs durante a semana, finalizando as atividades dia 16 de julho no CMEI Carlos Gauto, na Vila São Sebastião. (AMN/foto: Antônio Lopes)
Gazeta do Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário