A data religiosa mais importante no calendário cristão para a Igreja Católica e seus devotos, a Paixão e Ressurreição de Jesus Cristo, será marcada este ano em Foz do Iguaçu por diversas celebrações religiosas e a encenação da Paixão de Cristo. "O Auto será apresentado por jovens da cidade de Medianeira e também da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe", informou o padre Paulo Carlos de Souza. O evento que será aberto ao público para compartilhamento da fé cristã, acontecerá às 19h30 do dia 22, a Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão.
Conforme a fé cristã, neste dia Jesus foi crucificado e morto na Cruz, e ressuscitou do mundo dos mortos no terceiro dia. Todo o sofrimento daquele que é considerado o Salvador é relembrado para reforçar aos fiéis o sacrifício que Jesus fez por toda a humanidade. A encenação da Paixão é feita em todo o país, sendo que alguns atraem milhares de pessoas e ganham ares de superprodução artística. Representar o personagem sofrido de Jesus Cristo será a tarefa deste ano, por exemplo, do ator Malvino Salvador, na encenação da capital do Mato Grosso, Cuiabá, considerado o segundo maior Auto da Paixão, atrás somente de Nova Jerusalém, em Pernambuco.
Via Sacra
As celebrações em torno da Morte e Ressurreição de Cristo em Foz tiveram início no dia 11 de março, quando Padre Divo de Conto iniciou a Via Sacra que, desde então, acontece toda sexta-feira, nas ruas e avenidas da Vila A. Os devotos saem da igreja em peregrinação pelas casas cujos moradores montaram altares que representam as estações da Via Sacra. No local são feitas orações para relembrar o caminho percorrido por Jesus desde a sua condenação, tortura e morte na cruz.
A penúltima Via Sacra termina nesta sexta-feira, que antecede o Domingo de Ramos (dia 17), outra data importante do calendário cristão e anuncia o início da Semana Santa. A última acontecerá no dia 22, às 18 horas, com saída da Catedral atual em direção ao Gramadão, para a encenação da Paixão de Cristo.
O bispo Dom Dirceu Vegini celebrará a Missa de Ramos às 8 horas deste domingo, na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe. O bispo benemérito de Foz, Dom Laurindo Guizzardi também fará parte das celebrações de Ramos na região de abrangência da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, com missa ministrada na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Lancaster. Haverá missas de Ramos também na Comunidade Nossa Senhora das Graças (Jardim Ipê), Nossa Senhora de Lourdes (Jardim Petrópolis) e São Sebastião (Porto Belo).
Semana Santa
A comunidade católica da Vila A e Porto Belo também poderão participar das celebrações das missas da Quinta-feira e da Sexta-feira Santa, do Sábado que antecede a Páscoa, e ainda, das celebrações do Domingo de Páscoa.
Conforme a tradição católica, a missa de Quinta-feira santa, é também conhecida pela benção aos Santos Óleos utilizados nos batismos, no sacramento das crismas e ordenação sacerdotal e episcopal. Nesta missa também abençoa-se o óleo dos Enfermos.
O Tríduo Pascal – como é denominado as celebrações dos três dias santos e mais a vigília pascal, no sábado – serão celebradas pelos bispos Dom Dirceu Vegini e Dom Laurindo Guizzardi, e pelos padres Divo Conto, Paulo Carlos de Souza e Carlos Sosa.
Gazeta do Iguaçu
Nenhum comentário:
Postar um comentário