O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) recebe, entre os dias 25 de 27 de maio, o 1º Encontro Trinacional de Software Livre (ENTRÍ). A programação antecede a Latinoware 2011, em outubro.
A iniciativa é uma parceria entre a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e tem como objetivo colaborar com a divulgação das ferramentas Open Source (código aberto) aos acadêmicos da região das três fronteiras.
Segundo Marcos Siríaco Martins, da Superintendência de Informática da Itaipu Binacional, esse tipo de conhecimento ainda vem sendo pouco explorado nas universidades locais. “Muitos desenvolvedores não têm essa disciplina na grade acadêmica e acabam aprendendo o que sabem de maneira autodidata”.
Além do conteúdo relacionado às ferramentas livres, o encontro também irá contar com atividades relacionadas ao meio ambiente – como a destinação do lixo eletrônico gerado pela tecnologia – e com a apresentação de profissionais das áreas de designer e artes gráficas, que realizam os seus trabalhos e peças publicitárias utilizando as ferramentas Open Source.
“A tecnologia open-source está cada vez mais presente nas grandes empresas, sobretudo as de tecnologia, que a utiliza em alguma área do seu negócio”, destacou Marcos Antonio Dellazari, também integrante da Superintendência de Informática da Itaipu.
Clickfozdoiguacu.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário