Este ano além de artistas nacionais, feira também promoverá Mostra Musical com talentos locais
Fartal será realizada entre os dias 8 e 12 de junho
Daniela Valiente - Reportagem
Na 35ª edição da Fera de Artesanato e Alimentos, a Fartal, que acontece de 8 a 12 de junho no CTG Charrua, as principais atrações musicais já começam a ser divulgadas. Entre eles estão confirmados Luan Santana, Restart e Amado Batista. Os shows devem acontecer na arena de espetáculos e o valor dos ingressos será divulgado esta semana, assim como outros seis shows nacionais.
Para o presidente da Fundação Cultural, Adelino de Souza, a intenção é trazer atrações para diferenciados públicos. "Ainda vamos confirmar outros seis shows para que a feira possa atrair públicos variados, para toda família", disse. O valor da entrada para a feira será de R$3 e os ingressos para alguns shows realizados em parceria com a Rádio Cidade, Rede Massa e ONO, ainda devem ser definidos. Dias 8 e 12 de junho a entrada para os espetáculos será gratuita.
O ídolo sertanejo, Luan Santana apresenta-se na feira dia 9. Dia 10, será a vez de Amado Batista e dia 11, o fenômeno teen, Restart. No domingo a programação a partir das 15 horas será inteiramente voltada para os artistas locais.
Com dois palcos disponibilizados para os artistas, Souza também revelou que o mesmo equipamento disponibilizado para os artistas nacionais será também utilizado pelos talentos locais. "Queremos oferecer a mesma qualidade para os nossos artistas".
Mostra Musical
Para participar da Mostra Musical da Fartal, os interessados podem entrar em contato com a sede da Fundação Cultural ou pelo telefone 3521-1480. O preenchimento da ficha é obrigatório.
A ideia de reservar um espaço específico para os artistas é compartilhada ao mesmo tempo que o Cadastro Cultural está sendo realizado pela Fundação. O preenchimento do cadastro cultural pode ser feito na sede da Fundação por artistas, músicos e artesãos.
A Mostra Musical será composta por apresentações: solo, dupla e banda e não terá caráter competitivo. "Queremos promover um intercâmbio e debate entre os artistas e o público".
A abertura oficial da mostra acontece junto à feira e será composta pelas categorias: rock, pop, sertanejo e gospel. As inscrições deverão ser efetuadas de até o dia 13 de maio de 2011 às 17h, com material solicitado e ficha de inscrição devidamente preenchida, encaminhados pessoalmente ou via correio (veja endereço abaixo). Junto à ficha de inscrição é necessário anexar histórico, release, uma foto recente e mapa do palco simplificado.
Os inscritos passarão por uma pré-seleção a ser realizada entre os dias 16 e 18 de maio de 2011, através da análise do material, feita por uma curadoria nomeada pela Fundação. A ordem e o horário das apresentações serão definidos pela comissão organizadora e divulgados até o dia 20 de maio de 2011, no link: http://www.fozdoiguacu.pr.gov.br/Portal/Pagina.aspx?Id=140
As alterações no sistema para a participação de talentos locais deu-se devido a pedido dos próprios artistas. "Pediram para que um sistema mais justo fosse encontrado, onde todos tivessem chance de participar. Acredito que na cidade mais de 300 artistas devam se inscrever". A comissão que analisará cada artista deverá ser formada por maestros.
Mudanças
Na última semana uma reunião com entidades que devem participar da feira também foi realizada. Nela algumas mudanças já foram anunciadas. Entre as mais significativas estão; o tabelamento de preços dos alimentos dentro da feira e a fiscalização. "Queremos que as pessoas sintam-se seguras na hora de escolher, por isso vamos fazer uma tabela e promover uma fiscalização". Além das 26 entidades já confirmadas a entrada de um restaurante na feira gastronômica ainda está sendo estudada pela Fundação. "Precisamos analisar isso com calma". A expectativa de público, de acordo com a organização é de atrair em cinco dias de feira de 80 a 100 mil pessoas.
Gazeta do Iguaçu
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