Pesquisar

segunda-feira, 22 de março de 2010

ACIFI e IDE promovem palestra sobre “Ferramentas do Empreendedor”

A Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu – ACIFI e o Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Treinamentos (IDE) realizam no próximo dia 25, uma palestra sobre “Ferramentas do Empreendedor”, às 19h30, no Hotel Internacional de Foz do Iguaçu. A palestra é destinada a proprietários de micro e pequenas empresas e tem como objetivo principal auxiliar o empresário a organizar as finanças de sua empresa, verificar se ele está praticando o preço certo para seu produto ou serviço e se o lucro obtido é adequado para as atividades. A palestra também reforça a importância de o empresário analisar o mercado com relação ao que está vendendo ou o porque o concorrente vende mais.

Segundo a presidente da ACIFI, Elizangela de Paula Kuhn, a iniciativa de promover a palestra faz parte da meta da entidade, qual seja, de proporcionar ferramentas aos associados que levem ao aprimoramento profissional e bom desenvolvimento do empreendimento, através de dicas de gestão. “A parceria com o IDE surgiu a partir de uma consulta com as associações comerciais de Cascavel e de Toledo, onde a palestra foi ministrada com sucesso atestado por empresários associados dessas localidades”, completou Elizangela.

O palestrante será Elton Lívio Petterle, engenheiro civil, administrador de empresas com MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e presidente do IDE. Ele destaca que 35% das micros e pequenas empresas no Brasil fecham no primeiro ano de sua instalação, sendo que apenas 7% sobrevivem ao sétimo ano.

O presidente do IDE ainda observa que praticamente 99% das empresas no País são micro e pequenas e geram 64% dos empregos existentes. “Elas têm determinação e força, mas por falta de ferramentas de gestão adequada, montam uma empresa sem saber gerenciá-la”, relata. “Apenas quatro a cada 100 empreendedores tem real conhecimento de gestão, ou seja, 96% não têm conhecimento, tocam seus negócios com dedicação, mas efetivamente usam a ferramenta errada. O empresário precisa ter o instrumento certo para que com pouco esforço dê grande resultado”, acrescenta.

FERRAMENTAS – Para Petterle, de 100% das ferramentas que são ensinadas nas escolas, 20% trazem 80% de eficácia. Se o empreendedor souber quais são e dominá-las perfeitamente, garante o palestrante que boa parte do resultado já está garantido. Essas ferramentas citadas por Petterle são divididas em seis grandes grupos: custos, finanças, organização empresarial, negociação e estoques, marketing e administração estratégica. “Vamos mostrar a força dessas ferramentas, nós não iremos ensinar, pois é uma palestra de sensibilização, mas demonstraremos as conseqüências de utilizá-las ou não”, finaliza.

Mais informações sobre a palestra e inscrições podem ser obtidas junto ao IDE, pelo telefone (41) 9673 7080. A confirmação da presença pode ser efetuada também por esse telefone, com Eliziane, bem como na ACIFI, pelo telefone (45) 3521 3300, com Juliana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário