Pesquisar

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Inscrições para cursos técnicos encerram-se hoje

Alunos interessados em cursos profissionalizantes técnicos têm até hoje para se inscrever numa das cinco escolas estaduais que ofertam a modalidade em Foz do Iguaçu. Os cursos de educação profissional técnica em nível médio são alternativas bem-sucedidas para quem tem 18 anos ou mais e deseja capacitação em áreas que vão desde o Magistério a Logística, Secretariado, dentre outros.

Ofertados em diferentes modalidades, os cursos podem atender aos alunos do subsequente, ou seja, os que já concluiram o ensino médio, e alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos). As oportunidades têm atraído atenção de muitos estudantes. "Sem dúvida, oferecer este tipo de curso é importante para a escola e para os alunos, que ganham uma oportunidade a mais para entrar no mercado de trabalho", disse a diretora do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, Ivanir Maria Polla. Na unidade de ensino, cursos técnicos de Segurança do Trabalho (pro-EJA e subsequente) e formação de docentes (Magistério) são ofertados.

Com duração média de seis meses para cada curso, turmas de 30 a 40 pessoas são formadas, dependendo da necessidade. Ivanir revela que a busca pelas vagas tem se intensificado nos últimos anos. "No início do ano, por exemplo, a busca foi muito grande — 300 inscritos".

No Colégio Estadual Ulysses Guimarães, são 40 vagas para os cursos de Informática e Administração (subsequente). O curso de informática tem duração de um ano e meio e é um dos mais procurados da rede. Já o de Administração é uma nova modalidade lançada na escola. "Aqui a procura tem sido boa", disse uma atendente.

Além destas, outras três escolas disponibilizam os cursos. Na Escola Sol de Maio, são ofertados cursos de Técnico de Logística e Técnico em Comércio Exterior. No Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng vagas para o curso de Técnico de Enfermagem podem ser preenchidas até 30 de setembro (exceto dias 23, 24 e 25). A Escola Flávio Warken disponibiliza o curso de Técnico de Edificações.

Os cursos técnicos são ofertados de acordo com as necessidades apontadas em cada bairro, segundo informações do Núcleo Regional de Educação.

Os interessados devem se dirigir à escola que oferta o curso desejado, com os seguintes documentos: fotocópia do Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino ou Declaração de aluno Cursando e comprovante de renda familiar.

Caso o número de inscritos ultrapasse o de vagas, ocorrerá um processo classificador com análise dos critérios de pré-classificação e entrevista.
Gazeta do Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário