Pesquisar

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Carlos Nobre, principal climatologista brasileiro, abre o CAB+8 nesta quarta


Com o lema “Somos a mudança que queremos no Planeta”, o Cultivando Água Boa promoverá a partir desta quarta-feira (17) seu oitavo encontro anual. O evento será aberto com uma palestra magna de uma das maiores autoridades brasileiras em estudos sobre o clima, o pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Carlos Nobre.

Doutor em Meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), Nobre (a dir.) é um dos cientistas ligados ao Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Ele fará uma palestra sobre as últimas descobertas científicas sobre as mudanças climáticas e o aquecimento global, alertando para as medidas urgentes para conter essa crise de graves consequências ambientais e sociais.

O encontro Cultivando Água Boa +8 será realizado entre os dias 17 e 19 de novembro, no Rafain Expo Center, em Foz do Iguaçu. A abertura oficial do evento está programada para as 16 horas. “A principal novidade deste ano é que serão apresentados vários testemunhos das pessoas envolvidas com o dia-a-dia do programa. São catadores de recicláveis, pescadores, agricultores, professores, técnicos ambientais, gente que demostra na prática novos modos de viver, produzir e consumir, dentro da filosofia da sustentabilidade”, afirma o diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich.

A expectativa é reunir pelo menos 4 mil pessoas, sendo a maioria participantes das ações do programa, nos 29 municípios que fazem parte da iniciativa. Eles irão avaliar os resultados alcançados até aqui e traçar novos objetivos para o próximo ano, dentro das oficinas de Educação Ambiental, Gestão por Bacias Hidrográficas, Plantas Medicinais, Coleta Solidária, Desenvolvimento Rural Sustentável, entre outras.

A programação do CAB +8 conta ainda com palestras, mesas-redondas e apresentações culturais, além da tradicional Feira Vida Orgânica, que acontece simultaneamente ao evento. Entre os destaques, a plenária geral “Boas Práticas dos oito anos do Programa Cultivando Água Boa” e a mesa-redonda “Saberes, Bem-estar e Sustentabilidade”.

O rol de palestrantes do evento ainda inclui o mexicano Enrique Leff, ex-diretor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, e o argentino Carlos Galano, geógrafo e diretor do programa de Educação para a Sustentabilidade da CTERA (Confederação de Trabalhadores da Educação da Argentina).

Nenhum comentário:

Postar um comentário