Pesquisar

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Programação do Salão Internacional de Foz do Iguaçu 2010

Dia 06 - Quinta-feira

9h – Abertura da Feira
9h30 – Apresentação Cultural dos Alunos da Rede Pública Municipal
10h – Contação de histórias – Coordenação: SESC.
14h – Sessão de autógrafos – “O Ultimo Salvador da Patria” – Autor Marcos Vinicius Ferreira
19h – Solenidade de Abertura
Palestra Magna: A Necessidade da Arte – Alcione Araújo – RJ
Alcione Araújo é filósofo, romancista, roteirista de cinema e TV, ensaísta, cronista e dramaturgo. É autor de vários livros, entre eles três volumes do Teatro de Alcione de Araújo - Simulações do Naufrágio, Visões do Abismo e Metamorfose do Pássaro, ambos publicados pela Editora Civilização Brasileira.

Dia 07 - Sexta-feira

9h – Apresentação Cultural dos Alunos da Rede Pública Municipal
9h – Mesa redonda: "Jovens escritores, Nova Literatura?" com Liziane Guazina – Brasília
Liziane Guazina é jornalista, escritora. Gaúcha radicada em Brasí¬lia, também é professora de Comunicação na Universidade de Brasí¬lia. Nos últimos anos tem publicado em coletâneas e sites de literatura. É autora de “Entre Facas e mais alguns contos” e co-autora de “50 anos em 6 - Brasília”, prosa e poesia.
10h – Contação de histórias – Coordenação: UNIAMÉRICA
14h – Mesa redonda: "Jovens escritores, Nova Literatura?" com Liziane Guazina – Brasília
14h – Apresentação Cultural dos Alunos da Rede Pública Municipal
18h30min – Orquestra da Fundação Cultural
19h – Bate papo com Mario Bortolotto SP– A Trajetória de um escritor.
Mário Bortolotto é escritor, dramaturgo, diretor de teatro e ator. Nascido em Londrina (PR), tem dois romances publicados: “Bagana na chuva” e “Mamãe não voltou do Supermercado”, dois livros de poesias ("Para os Inocentes que ficaram em casa" e "Um bom lugar pra morrer"), um livro de textos de jornal (Gutemberg Blues), um livro com textos de seu blog (Atire no Dramaturgo) e quatro volumes com seus textos de teatro. Ganhou o Prêmio Shell de teatro de "Melhor Autor de 2000" pelo texto “Nossa Vida não vale um Chevrolet”, e Prêmio APCA de 2000 pelo "Conjunto da Obra". É diretor do Grupo de Teatro Cemitério de Automóveis. É vocalista das bandas de rock e blues “Saco de Ratos” e “Tempo Instável”.
20h – Lançamento do Livro: Passos no caminho da Felicidade – Sheikh Ahmad Osman Mazloum – Foz do Iguaçu
Sheikh Ahmad Osman Mazloum cursou a faculdade de jurisprudência islâmica na Universidade islâmica de Madina, Arábia Saudita. Formou-se e retornou como enviado da Liga Mundial Islâmica para assuntos religiosos no Brasil. Atualmente, trabalha no Centro Islâmico de Foz do Iguaçu – PR, onde atua na tradução e no ensino religioso. Faz parte de um número expressivo de religiosos muçulmanos que despontam como promessa para o público brasileiro na elucidação da verdade do Islam em língua portuguesa.

Dia 08 - Sábado

10h – Café Literário com Jorge Ferreira - Brasília, sobre o livro: "FAZIMENTO"
Entrevistador: Luiz Fernando Imediato.
Jorge é sociólogo, como Fernando Henrique Cardoso, e foi sindicalista, como Lula, de quem é um dos amigos mais diletos. Foi trotskista, como a maior dos que, no movimento estudantil, acabaram na política. Ajudou a fundar a CUT o PT, mas do que gosta mesmo é ser poeta e de contar os causos. Acabou dono de um monte de restaurantes. Com tantas atividades, nunca deixou de estar com amigos: músicos, poetas, escritores, políticos.
10h – Contação de histórias – Coordenação: UNIAMÉRICA
14h – Sessão de Autógrafos com Felisa Rodriguez de Medina – Paraguai – "Iturbe y sus hijos"
14h30 – O Time que Nunca Perdeu com Paulo Roberto Falcão – RS (a confirmar)
17h – Lançamento “JK e os Bastidores da Construção de Brasília” – Autor: Alexandre Nonato – Foz do Iguaçu
20h – Palestra: Espiritismo e Ecologia com Andre Trigueiro – Coordenação: CEOM
André Trigueiro é jornalista com Pós-graduação em Gestão Ambientalpela COPPE/UFRJ, Professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ, autor do livro Mundo Sustentável - "Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação" (Editora Globo, 2005), Coordenador Editorial e um dos autores do livro "Meio Ambiente no século XXI", (Editora Sextante, 2003). Apresentador do Jornal das Dez – Globo News.

Dia 09 - Domingo

10h – Pintura de Rosto – Coordenação UNIAMÉRICA
16h – Pintura de Rosto – Coordenação UNIAMÉRICA
Apresentações Artísticas Musicais
Espaço Literatura e Cinema - Sessões durante a Manhã e Tarde
Apresentações Teatrais

Dia 10 - Segunda-feira

9h – Apresentação Cultural dos Alunos da Rede Pública Municipal
9h – Bate papo com Angela Tschiner – Vó tem um Tamandua no meu sonho – Foz do Iguaçu
Ângela Tischner nasceu em Foz do Iguaçu, Paraná. É licenciada em Ciências Biológicas pela Unioeste e tem especialização em Educação Ambiental. Sempre trabalhou com educação ambiental, principalmente com o público infantil.
10h – Apresentação musical – Coordenação: UNIAMÉRICA
10h – Mesa redonda: "Jovens escritores, Nova Literatura?" com Lívia Sganzerla Jappe – Brasília
Lívia Sganzerla Jappe morou boa parte da vida em Porto Alegre. Atualmente, vive em Brasília. Jornalista, trabalhou no jornal Zero Hora, na capital gaúcha, tendo passado pela rede televisiva CNN, em Atlanta (EUA). Estreou na Literatura com o conto “O Legado”, na revista BRAVO!, em 2006. Seu segundo conto, “Na Cidade”, foi publicado no Correio Braziliense, em 2007. Estudou o sistema das Nações Unidas com especialistas da Universidade das Nações Unidas, de Tóquio. Foi professora de “Jornalismo Cultural” e “Fundamentos do Jornalismo”, no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Trabalha na Assessoria Internacional do Ministério da Justiça, função com a qual concilia seu amor maior: a Literatura.
14h – Mesa redonda: "Jovens escritores, Nova Literatura?" com Lívia Sganzerla Jappe – Brasília
14h – Apresentação Cultural dos Alunos da Rede Pública Municipal
16h – Apresentação musical – Coordenação: UNIAMÉRICA
18h – Sessão de Autógrafos com Marinez Rafagnin – Livro: Cais de Fogo – Foz do Iguaçu
19h – Bate Papo sobre o relançamento da Obra: "Que País é Esse" com Affonso Romano de Sant’Anna. - RJ
Affonso Romano de Sant’Anna, poeta atuante nas principais transformações da poesia brasileira há seis décadas e presente em festivais internacionais de poesia. Professor em diversas universidades nacionais (UFMF, PUC-RJ, UFRJ) e estrangeiras (California, Colônia,Texas, Aix en Provence, etc). Autor de mais de 40 livros. Como cronista foi escolhido para substituir Carlos Drummond de Andrade no Jornal do Brasil. Considerado, nos anos 90, pela revista "Imprensa" um dos 10 jornalistas mais influentes do país. Como Presidente da Biblioteca Nacional modernizou e informatizou a instituição, criou o Sistema Nacional de Bibliotecas que reuniu mais de 3 mil bibliotecas, criou o Proler que mobilizou 33 mil voluntários. Nos duros tempos da última ditadura militar, Affonso Romano de Sant’Anna publicou corajosos poemas nas páginas de política dos principais jornais do país. Como o antológico “Que país é este?” (traduzido para o espanhol, inglês, francês e alemão), e outros que foram transformados em “posters”, aos milhares, e colocados em escritórios, sindicatos, universidades e bares. Homem de idéias seus livros de ensaios insistem na necessidade de fazer a revisão da chamada modernidade e pós-modernidade, para que possamos sair do impasse em que estamos.
20h – “Independencia del Paraguay en el contexto sudamericano” com Hermán Farinha Oviedo – Paraguai

Dia 11 - Terça-feira

9h – Apresentação Cultural dos Alunos da Rede Pública Municipal
10h – Café Literário – Affonso Romano de Sant’Anna – RJ
10h – Contação de histórias – Coordenação: UNIAMÉRICA
14h – Apresentação Cultural dos Alunos da Rede Pública Municipal
14h – Encontro com o Islam – Sheikh Ahmad Osman Mazloum – Foz do Iguaçu
16h – Contação de histórias – Coordenação: UNIAMÉRICA
19h – Biografias: Vida Privada, Bisbilhotice e Marketing com Ruy Castro – RJ
Ruy Castro é um jornalista. Tradutor e escritor brasileiro reconhecido pela produção de biografias e reportagens extensas que vieram a se desenvolver na qualidade de livro-reportagem. A partir de suas obras, consagrou-se como um dos escritores brasileiros mais respeitados da atualidade. Além da literatura de não-ficção, Ruy Castro já publicou ficção, como o livro de literatura juvenil, O Pai que era Mãe, e adaptações para as histórias de Frankenstein, de Mary Shelley, e Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. É autor das biografias de Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda.

Dia 12 - Quarta-feira

9h – Apresentação Cultural dos Alunos da Rede Pública Municipal
9h – Conversando com Marina Colasanti - RJ
Marina Colasanti, como escritora, publicou 33 livros, entre contos, poesia, prosa, literatura infantil e infanto-juvenil. Uma idéia toda azul é um livro seu de contos que ganhou o prêmio O Melhor para o Jovem, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
15h – Contação de histórias – Coordenação SESC
15h - Apresentação Cultural dos Alunos da Rede Pública Municipal
15h – “O Papel da Mulher na Formação da Sociedade” com Sheikh Ahmad Osman Mazloum – Foz do Iguaçu
19h – Palestra: “O papel da mulher na formação de Leitores” com Marina Colasanti - RJ
20h – Apresentação Musical (Paredes Produções Musicais)

Dia 13 - Quinta-feira

10h - Apresentação Cultural dos Alunos da Rede Pública Municipal
10h – Contação de histórias – Coordenação: UNIAMÉRICA
10h – Palestra: Palavras e Imagens com Roger Melo – RJ
Roger Melo nasceu em Brasília. Formou-se em programação visual e desenho industrial pela ESDI/UERJ. É ilustrador, escritor, editora e autor teatral. Publicou sua primeira obra infantil em 1990: o livro de imagens “A flor do lado de lá. Ilustrou cerca de 90 livros de escritores como Guimarães Rosa, Ana Maria Machado e Lygia Bojunga. Seu trabalho está incluído em catálogos de mostras nacionais e internacionais de ilustração. Escreveu 13 livros infantis e recebeu prêmios das mais importantes instituições nacionais de literatura, como a Academia Brasileira de Letras, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, a Biblioteca Nacional e a Câmara Brasileira do Livro. Como autor teatral, recebeu o Prêmio Coca-Cola de Teatro Infantil e indicação para o Prêmio Mambembe.
14h – Palestra: Palavras e Imagens com Roger Melo - RJ
14h – Apresentação Cultural dos Alunos da Rede Pública Municipal
16h – Contação de histórias – Coordenação: UNIAMÉRICA
19h – Palestra: Gestão Pública com Dr. Phillip Gil França – Coordenação: Livraria CAAPR BY RT
Dr. Phillip Gil França, doutorando e mestre em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católoca do Rio Grande do Sul - PUC - RS. Coordenador e professor (graduação e pós graduação) da Faculdade de Direito da Universidade Tuiuti do Paraná. Professor da Escola da Magistratura do Paraná e da Escola Superior da Advocacia - OAB/PR. Membro da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/PR. Membro efetivo e coordenador do periódico científico do Instituto dos Advogados do Paraná (2006-2007). Advogado e consultor jurídico. Autor do livro - O CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. - 2º edição - Editora Revista dos Tribunais.
20h – “Falar Árabe é mais fácil que parece!” com Jihad M. Abou Ghouche – Coordenação: Nobel
Jihad M. Abou Ghouche, professor de idiomas e autor do livro “Fale Árabe em 20 lições” (Disal).

Dia 14 - Sexta-feira

9h30 - Apresentação Cultural dos Alunos da Rede Pública Municipal
9h30min – Encontro com o Islam – Sheikh Ahmad Osman Mazloum – Foz do Iguaçu
10h – Contação de histórias – Coordenação: UNIAMÉRICA
10h – Literatura e o Direito – Dr. Luiz Francisco Barleta Marchioratto e Dr. Fabio Aristimunho Vargas - Unifoz
15h – Apresentação Cultural dos Alunos da Rede Pública Municipal
15h – Palestra: “Bulling e Cyberbullying” com Maria Tereza Maldonado - RJ
Maria Tereza Maldonado é Mestre em Psicologia pela PUC-RIO, onde lecionou no Departamento de Psicologia; membro da American Family Therapy Academy; vice-presidente da ONG Cruzada do Menor; é autora de mais de trinta livros, entre os quais Comunicação entre pais e filhos, Cá entre nós – na intimidade das famílias (Integrare Editora) e A face oculta – uma história de bullying e de cyberbullying ( Ed. Saraiva).
16h – Contação de histórias.
20h30min – Apresentação Musical com Plínio de Oliveira – Coordenação: Ceom
Plínio Oliveira – pianista, cantor e compositor residente em Curitiba. Dedica-se ao que chama de música da paz. Produziu, dirigiu e apresentou uma série de especiais para TV, mais tarde lançados em DVD ao lado de artistas como Toquinho, Oswaldo Montenegro, Francis Hime, Beto Guedes, Miúcha, Leny Andrade e Os Cariocas. É diretor e regente da Orquestra Filarmônica de Música Brasileira (orquestra de câmara). Dirige o projeto Grupo Vocal Sou da Paz de integração sócio-cultural que beneficia cerca de 80 crianças, jovens e adultos de famílias de baixa renda, em Curitiba. Vencedor de vários festivais de MPB inclusive o dos 300 Anos de Curitiba. Produziu cerca de 140 programas de TV, 24 Cds solo, 6 DVDs de MPB, uma obra sinfônica, quatro DVDs próprios e realizou mais de 500 apresentações em vários estados brasileiros. Atualmente, além de suas atividades artísticas, também apresenta o programa "Falando de Amor", que vai ao ar diariamente pela Rádio Boa Nova.

Dia 15 - Sábado

10h – Contação de histórias – Coordenação: UNIAMÉRICA
10h30min – Contação de Histórias
16h – Contação de histórias – Coordenação: UNIAMÉRICA
19h – Café Literário – Livro: “Um brinde a 3 amigos” – Niltom Bobato

Dia 16 - Domingo

10h – Pintura de Rosto – Coordenação: UNIAMÉRICA
16h – Pintura de Rosto – Coordenação: UNIAMÉRICA
Apresentações Artísticas Musicais
Espaço Literatura e Cinema - Sessões durante a Manhã e Tarde

Sessão de autógrafos e lançamento de livros
Os escritores locais terão um espaço para apresentar e autografar suas obras aos visitantes.
Inscrições na Fundação Cultural com Shadia (fone 45 3521-1480 – e-mail cultural@fozdoiguacu.pr.gov.br)
Fonte: Clickfozdoiguacu.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário