Pesquisar

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Foz promoverá Mostra Latino-americana de Cinema

Juca Rodrigues, Ernestina Susevich e Maurício Lefcovich na reunião preparatória para o projeto da mostra de cinema

Mônica Cristina Pinto- Reportagem

Em agosto deste ano, a população de Foz do Iguaçu poderá apreciar as melhores produções cinematográficas de países da América Latina. Esta é a proposta da Mostra Latino-americana de Cinema, iniciativa conjunta da Fundação Cultural (FC) de Foz do Iguaçu e do ICBA – Centro de Línguas, com sede em Curitiba e filial instalada desde agosto do ano passado no Parque Tecnológico Itaipu. Ontem pela manhã, os organizadores realizaram mais uma reunião para formatação da mostra, que será realizada entre os dias 3 e 28 de agosto. "Na ocasião, serão exibidos sete filmes, um por noite e, simultaneamente, em todos os centros de convivência da cidade, no Teatro Barracão e na sala especial de exibição, que acontecerá no auditório da FC", explicou Rogério Bonato, presidente da fundação.

Ernestina Rosa Susevich, diretora do ICBA, explicou que serão pré-selecionados filmes produzidos de 2008 até o momento, tendo ou não sido premiados em outras mostras. "Mas deverão ser produções de países da América Latina", reiterou a diretora. Será uma mostra livre, mas com produções de filmes que não incluem, por exemplo, documentários", acrescentou.

A diretora afirma que o ICBA tem experiência na promoção de várias mostras realizadas em Curitiba, com parceria com a Cinemateca da capital. "Agora estamos aqui no PTI, onde desenvolvemos cursos de línguas inglesa, espanhola e alemã, em convênio com várias empresas. E acreditamos que (o estudo) de línguas não deve estar dissociado da cultura. E uma das maneiras de conhecer a produção cultural da América Latina, a língua espanhola, é por meio, também, de filmes. Enfim, pensamos em difundir a cultura por intermédio da produção cinematográfica", acrescentou.

Ernestina explicou que a atividade principal do ICBA é o ensino de idiomas, tendo em Foz do Iguaçu 15 turmas dentro do PTI. Maurício Leon Lefcovich, também do ICBA, explica que o instituto foi aberto no PTI depois de receber um convite para a montagem de um centro de línguas. "Recebemos o convite e viemos, por meio de licitação, instalar o ICBA no PTI. Então surgiu a proposta de fazermos o mesmo que o ICBA de Curitiba, que há cerca de seis anos também promove mostras de cinema", explicou Lefcovich.

Conforme Ernestina e Lefcovich, a mostra também terá uma finalidade didática, porque serão apresentados filmes infantis para professores e aos acadêmicos de Letras, visando o aprimoramento do ensino de idiomas, "e também aos simpatizantes do cinema latino-americano", acrescentou Ernestina.

O formato da mostra ainda está sendo discutido com parceiros do evento, mas alguns pontos já foram definidos, conforme explica o produtor cultural Juca Rodrigues. "Haverá um período de inscrição para apresentação dos filmes, mas também concorrerão filmes por indicação, de acordo com a qualidade do trabalho", afirmou. Dentre os filmes indicados serão apresentadas produções premiadas em outras mostras cinematográficas.

Nesta mostra, afirmou Juca Rodrigues, não haverá premiação em dinheiro, e sim menção aos melhores filmes exibidos. "Isto porque é uma iniciativa sem fins lucrativos, tanto que a entrada será gratuita para a população, bem como não deverá haver custo de inscrição das produções cinematográficas", reafirmou.

A menção será em forma de troféu com a logomarca da mostra. "A ICBA ainda vai detalhar mais o projeto completo, mas nesta mostra serão aceitos filmes produzidos até 2010", observou Juca. "O projeto ainda está sendo discutido para depois ser lançado um edital", acrescentou.

Também participarão da organização da mostra a Unila (Universidade Federal da Integração Latino-americana), PTI – Parque Tecnológico Itaipu, a própria Itaipu Binacional, além de consulados dos países latino-americanos e o Ministério da Cultura.

Segundo Rogério Bonato, o apoio da Fundação Cultural e da Prefeitura de Foz — por meio de diversas secretarias —, à Mostra Latino-americana de Cinema, vai ser institucional. "Será uma honra para a instituição participar de um evento que venha destacar a produção cultural, podermos conhecer a produção cinematográfica de países vizinhos, que são excelentes, enfim, a mostra será uma data importante e que vai ingressar no calendário oficial de Foz do Iguaçu", finalizou.
Gazeta do Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário