Pesquisar

terça-feira, 4 de maio de 2010

Foz vai ganhar 20 Academias da Terceira Idade


Daniela Valiente
Reportagem


Aberta esta semana, a licitação para compra de Academias da Terceira Idade, que devem chegar a Foz do Iguaçu por meio de parceria entre município, Itaipu Binacional e Ministério do Esporte.

No total serão 20 academias distribuídas pela cidade. A localização exata de cada uma delas ainda não foi definida, mas as primeiras quatro devem ser instaladas no calçadão da Avenida Paraná, Gramadão da Vila A, Vila C Nova e Vila C Velha. A parceria para a instalação das estruturas — ao ar livre — acontece também na implantação dos equipamentos. "Temos a colaboração das Secretarias de Saúde, de Esporte, de Ação Social, além dos parceiros", disse a dra. Bárbara Barros Arco-Verde, da área de promoção social da Secretaria de Saúde. Segundo ela, as academias não são apenas equipamentos, mas envolvem uma programação direcionada à comunidade. "Existe a necessidade de uma consultoria nacional na implantação dessas academias, como priorizar a instalação delas em bairros que necessitem, que tenham maior número de idosos, próximos a unidades de saúde, por exemplo." Por isso a necessidade de envolvimento de diferentes setores na implantação do projeto.

Para o secretário de Esportes, Márcio Ferreira, a implantação do primeiro lote deve acontecer até o final deste mês. "Vamos fazer tudo certo através da licitação e atuarmos juntos na administração dessas academias", disse. O modelo que deve ser adquirido pelo município é o duplo, que tem capacidade para atender até 600 pessoas por dia. Nele é possível exercitar em mais de dez aparelhos. Inicialmente, integrantes do Projeto Viva Melhor farão atendimentos em dois horários junto aos aparelhos, orientando os usuários. Os horários de funcionamento inicial serão: das 7h30 às 9h30 e das 16h30 às 18h30.

A ideia de implantação das academias foi importada de Seul, pelo prefeito de Maringá, no mesmo período das Olimpíadas (1988). "As academias foram criadas pelo governo de Seul justamente para incluir a comunidade em atividades físicas e fomentar a prática de exercícios", disse Ferreira. No Brasil as ATIs estão presentes em mais de 900 municípios. Somente em Maringá, 54 já foram instaladas. "Em Maringá há inclusive o sucesso comprovado dessas academias, pela diminuição em gastos com a saúde, que caíram R$ 5milhões por ano", disse Ferreira.

Para Joel de Lima, da Itaipu Binacional, o investimento não é somente físico. "As academias vão exigir integração das políticas públicas, e não é somente um espaço de lazer, mas de integração social, que tem como principal resultado a prevenção de doenças. Elas funcionam como instrumentos de integração da terceira idade."

Os parceiros estarão responsáveis juntos por 20 academias, sendo quatro por parte da Itaipu Binacional, oito por meio do deputado federal Ricardo Barros, e mais oito pelo município.
Gazeta do Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário