Pesquisar

quarta-feira, 31 de março de 2010

A variedade da cozinha italiana vai à mesa do Restaurante-escola no Senac PR

Uma mesa farta com a família reunida é uma forte característica da tradição italiana. E essa tradição não se resume apenas a massas e molhos, a culinária é muito rica e variada. Em cada cidade você encontra uma maneira única de combinar ingredientes e receitas que passam de geração para geração. Porém o prazer de sentar-se à mesa e a alegria são os mesmos em todos os cantos do país.

O Senac PR, em seu primeiro festival gastronômico de 2010, vai trazer todos esses sabores e sensações para o Restaurante-escola de Curitiba, no dia 10 e entre os dias 12 e 17 de abril, com a participação especial da chef Julia Dellelis, coordenadora do curso de Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac Águas de São Pedro, localizado no interior de São Paulo, e professora de cozinha clássica italiana e panificação.

Julia será ainda responsável pela programação de oficinas sobre culinária italiana, que serão oferecidas em Curitiba, Maringá, Campo Mourão e Foz do Iguaçu, de forma totalmente gratuita. Essas atividades complementam o objetivo pedagógico dos festivais, que oferecem aos alunos dos cursos de cozinheiro e garçom, em prática profissional no Restaurante-Escola, a oportunidade de vivenciar diferentes tipos de serviços e culinárias.

O evento é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar PR) e também tem como objetivo incentivar o consumo de determinados produtos e colaborar com produtores em todo o estado. Os ingredientes utilizados na confecção dos pratos do Festival são todos provenientes de fornecedores paranaenses.

FESTIVAL GASTRONÔMICO ITALIANO
10 e 12 a 17 de abril
Buffet R$ 37,50 por pessoa
Almoço: 11h30 e 13h00
Atendimento somente com reserva.
Tel (41) 3219-4855
Restaurante-Escola Senac Paraná - Rua André de Barros, 750 - 2º andar
Informações 0800 643 6 346 ou www.pr.senac.br

OFICINA DE CULINÁRIA ITALIANA - GRATUITO
Restaurante-escola do Senac Centro - Rua André de Barros, 750
9 de abril às 19h
Inscrição até 8 de abril pelo 0800 643 6 346
Senac em Maringá - Av. Colombo, 6213.
12 de abril às 19h
Inscrição até 11 de abril pelo 0800 643 6 346
Senac em Campo Mourão - Rua São Josafat, 1651
13 de abril às 14h
Inscrição até 12 de abril pelo 0800 643 6 346
Senac Cataratas - Rua João Rouver, 64
7 de abril às 19h
Inscrição até 6 de abril pelo 0800 643 6 346
mais informações no site: http://www.pr.senac.br/index.asp

Convite: Lançamento das Coleções de Artesanato de Santa Terezinha de Itaipu

Convidamos para o Lançamento
das nossas 3 coleções de peças artesanais, que
tem como referência a identidade do município de
Santa Terezinha de Itaipu artesanto do Projeto Ñandeva
que será no dia 06 de abril de 2010, às 10 horas,
na Feira do Produtor Rural.

Avenida das Nações, 290, esquina com Rua dos Estudantes.

Att
Zuka
Coordenadora do Turismo
45 3541-0590

Seminário sobre uso racional de energia elétrica em serviços de abastecimento de água e esgotos

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe), a Itaipu Binacional e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) convidam para o seminário "Planejando o Uso Racional de Energia Elétrica em Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotos Sanitários".

DATA:
13 e 14 de março de 2010

LOCAL:
Parque Tecnológico de Itaipu
Foz do Iguaçu / PR - Brasil

OBJETIVOS:
- Estruturar ações para o planejamento estratégico do uso racional de energia elétrica;
- Apresentar boas práticas em serviços de manutenção de sistemas elétricos;
- Compartilhas experiências entre os participantes em temas relacionados com a eficiência energética;
- Treinar gerentes e técnicos em temas voltados à eficiência energética;
- Identificar oportuniades para a economia de energia em empresas de saneamento.

PROGRAMA:
Informações completas no site www.aesbe.org.br

PÚBLICO-ALVO:
Gerentes, assessores e técnicos de empresas prestadoras de serviços de água e esgotamento sanitário na área de energia elétrica e membros de gestão energética.

INFORMAÇÕES GERAIS:
- Inscrições gratuitas pelo site www.aesbe.org.br.
- Vagas limitadas.
- Transporte para participantes hospedados em hotéis listados no site Aesbe.
- O evento acontece no âmbito da Rede de Capacitação de Empresas do Setor de Saneamento na América Latina (WOP LAC) e está inserido na Conferência Latino-americana de Saneamento - Latinosan 2010.

CONTATOS:
Aesbe - Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais
Telefax: (61) 3326-4888 ramal 14
E-mail: comunicacao@aesbe.org.br
Fonte: Itaipu.br.gov.br

Programação para o Feriado em Foz do Iguaçu:

Água Doce:
Sexta-feira 02/04
Paulinho Quita

Balinhas:
Sexta-feira 02/04
Banda República 12

Ono:
Sexta-feira 02/04
Teodoro e Sampaio

Zeepeling Old Bar
Sexta-feira 02/04
Banda Indelével

SÁBADO:

Água Doce:
Sábado 03/04
Paulinho Quita

Balinas
Sábado 03/04
Banda Sabanna

terça-feira, 30 de março de 2010

Convite Sinhotéis

SENHOR ASSOCIADO,

TRANSFORMAR CONHECIMENTO EM RIQUEZA PODE SER O DIFERENCIAL PARA AS ORGANIZAÇÕES MANTEREM-SE COMPETITIVAS. NESTE CENÁRIO, O SENAC/PR PODE CONTRIBUIR, POR MEIO DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS, NO DESENVOLVIMENTO DOS TALENTOS DA SUA EMPRESA. SAIBA MAIS, PARTICIPE CONOSCO DO CAFÉ DA MANHÃ EM QUE SERÃO APRESENTADAS ESTRATÉGIAS PARA ATUAR COM EXCELÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO DO NOVO SÉCULO.

Café da manhã: Senac/PR, Sindhotéis e Setor Hoteleiro de Foz do Iguaçu

Palestra: Como descobrir, desenvolver e manter talentos na sua organização
Palestrante: Lucymara Carpim (Coordenadora de Educação da Diretoria de Educação Profissional e Tecnolofia do Senac/PR)

Programa: Aprendizagem, PAS - Programa Alimento Seguro, atuação do Senac na copa de 2014, PSG - Programa Senac de Gratuidade

Data: 31/03/2010 - quarta-feira
Horário: 08h00
Local: Restaurante-escola do Senac Cataratas
Endereço: Rua João Rouver, 64 - Foz do Iguaçu - PR

Favor confirmar presença pelo telefone: 45 - 3027-1836
ou pelo e-mail sindhoteis.secretaria@sindhoteisfoz.com.br

Mais informações sobre o setor? www.sindhoteisfoz.com.br

segunda-feira, 29 de março de 2010

Representantes da América Latina debatem meio ambiente

O Governo promove em Foz do Iguaçu dois importantes eventos ambientais no país.

O Governo do Paraná vai promover entre os dias 28 e 31, em Foz do Iguaçu, dois importantes eventos ambientais no país. Um deles é o 2° Encontro para Gestão de Águas Compartilhadas, um dos principais eventos para o debate da gestão de águas fronteiriças e transfronteiriças da América Latina e Caribe. O outro é 3° Encontro de Gestores Municipais sobre as Políticas Públicas de Meio Ambiente (PNC-PR).

Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, os eventos realizados no Estado são mais uma oportunidade de mostrar para outros países o que vem sendo feito pelo meio ambiente no Estado.

“Além de apresentarmos os métodos utilizados aqui no Estado em relação à preservação do meio ambiente e, inclusive, com gestão nas águas, também estaremos captando experiências bem-sucedidas em outras regiões. Portanto, são eventos que contribuem para o desenvolvimento das ações ambientais”, destaca o secretário.

Ambos serão realizados simultaneamente no Hotel Rafain e contam com uma vasta programação que envolve palestras, mesa-redonda, debates e visitas técnicas na Central Hidrelétrica de Itaipu e Parque Tecnológico de Itaipu, dois na Estação de Tratamento de Água da Sanepar.

O 2° Encontro para Gestão de Águas Compartilhadas tem como proposta principal o intercâmbio de informações e experiências de diversos países e Estados brasileiros sobre a gestão das águas e a elaboração de uma agenda integrada regional sobre o tema.
Participam do evento, lideranças e gestores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, Estados integrantes do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), além de autoridades e representantes da Argentina, Bolívia, México, Paraguai, Peru e Uruguai. Mais 200 inscritos acompanharão as atividades do evento até o dia 31 (quarta-feira), último dia.

De acordo com o diretor-operacional de Águas da Secretaria do Meio Ambiente, José Luis Scroccaro, a troca de informações sobre a gestão das águas serve para conhecer as iniciativas de sucesso e para evitar retrocessos. “É uma oportunidade de conhecermos práticas de sucesso em relação à gestão de águas fronteiriças e transfronteiriças e também conhecermos as coisas que não dão certo, para que possamos evitá-las”, salientou.

PNC – PR – Já o 3° Encontro de Gestores Municipais sobre as Políticas Públicas de Meio Ambiente (PNC-PR) terá como objetivo apresentar e encaminhar as principais propostas de políticas públicas discutidas pelos gestores municipais durante a etapa de formação do Programa Nacional de Capacitação de gestores Ambientais Municipais.

Além disso, um dos objetivos do encontro é possibilitar condições para adequação dos municípios ao estabelecido pela regulamentação do artº 23 da Constituição Federal, que afirma que assim como União e Estados, os municípios devem assumir a responsabilidade técnica de fazer a gestão ambiental.

O encontro abre com a palestra Desenvolvimento com Sustentabilidade, além das palestras das principais instituições envolvidas com a gestão ambiental do Estado. Os gestores e dirigentes de meio ambiente participarão também de mesas-redondas pautando assuntos como legislação ambiental, conselhos municipais de meio ambiente, fundos municipais e financiamento de projetos na área socioambiental. As inscrições e a programação dos dois eventos estão disponíveis no site: www.celebraeventos.com.br, e é esperado mais de 1000 pessoas para os encontros.

“Todas as bacias hidrográficas do Estado foram contempladas na etapa de formação presencial, e isso é um ponto positivo para que os municípios construam junto à gestão e a política ambiental do Paraná”, disse a coordenadora do programa no Paraná, Débora Albuquerque.

CONSELHO – Aproveitando os dois importantes eventos no setor o Conselho Estadual do Meio Ambiente (CEMA) convocou os seus conselheiros para a 17ª reunião extraordinária. A reunião será realizada no dia 29, às 16h30, e entre os assuntos previstos são: apresentação, discussão e aprovação das prioridades de trabalho do CEMA para as Câmaras Temáticas em 2010 e a apresentação e deliberação de representantes para compor a Câmara Jurídica do CEMA.

Serviço:
3° Encontro de Gestores e Dirigentes Municipais sobre as Políticas Públicas de Meio Ambiente – PNC-PR, 2° Encontro para Gestão de Águas Compartilhadas, 17ª Reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente.
Data: 28 a 30.
Horário: 19:00 horas abertura – 28.
Local: Hotel Rafain – Foz do Iguaçu – Paraná.
Endereço: Av. Olímpio Rafain, 2357 – Foz do Iguaçu.

(Agência Estadual de Notícias)
H2Foz.com.br

Profissionais em eventos terão treinamento em Foz:

Foz do Iguaçu vai sediar o Global Meetings Management – GMM entre os dias 25 de abril a 01 de maio, no Bourbon Cataratas Convention, direcionado aos profissionais que trabalham com a realização ou promoção de eventos. Durante uma semana os participantes farão um treinamento no mercado internacional, com ênfase em marketing, promoção e captação de congressos internacionais. GMM é uma realização da Idealiza Eventos, coordenado pelo empresário Julio Urban e conta com o total apoio do Iguassu Convention & Visitors Bureau/ICVB.

A programação em Foz do Iguaçu abordará os temas sobre a capacitação dos participantes, visando dominar os processos macro estratégicos de captação e gerenciamento de grandes negócios. Para isso, o evento reunirá palestrantes de projeção internacional e cases reais, aplicáveis no dia a dia do profissional de eventos.

TEMAS

Marketing de destinos com foco no mercado global

Captação de eventos

Os Core PCOs e suas escolhas de destinos

Association Management Companies

Impactos dos eventos

Mega Trends / Tendências mundiais

Projetos de negócios e de viabilidade

Gerenciamento de projetos

Planos de Comercialização

Inovações tecnológicas

Comunicação integrada

Recursos Humanos/Serviços

INSTRUTORES CONVIDADOS

Sara Riojas - México

Ulrike Von Arnold - Áustria

Henrik Von Arnold - Suécia

Maria Jose Alvez - Uruguai

Arnaldo Nardone - Uruguai

Marcelo Pedroso - Brasil

João Luis Santos Moreira - Brasil

Takao Sato - Brasil

Eduardo Sanovics - Brasil

Ulysses Fagundes - Brasil

Dario Paixão - Brasil

Eduardo Quiza - Brasil

Vanisa Schuler - Brasil

André Berberi - Brasil

Julio Urban – Brasil

O Global Meetings Management conta com o patrocínio da Embratur e apoio da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, Federação de Convention & Visitors Bureaux do Paraná, Iguassu Convention & Visitors Bureau, Imex America, Blumar Operadora de Turismo, Gráfica Codigraf, Riole Traduções, Tasche Bolsas, e Tav s Audiovisual.

A inscrição custa US$ 1.500,00 e já inclui: 6 diárias no Hotel Bourbon, alimentação completa e todas as palestras e atividades do evento que tem como público alvo: PCO s, fornecedores e profissionais do mercado de eventos; gestores de destinos e representações do turismo na esfera Brasil e América Latina. Informações e inscrições pelo site www.gmmanagement.com.br, ou fones (41) 3082-7551, (41) 3082-7551 e (41) 3373-0000 - (41) 3373-0000
Fonte: Iguassu.com.br

sexta-feira, 26 de março de 2010

Programação do cinema para este final de semana:


Cinema: Cine Boulevard Iguassu

TABELA DE PREÇOS
Segunda a Quinta
INTEIRA: R$ 11,00 *MEIO: R$ 5,50
Terça-feira
PREÇO ÚNICO:
Meio Ingresso para todos
* Neste dia não são válidos descontos de convênios.
Sexta, Sábado,
Domingo e Feriados
INTEIRA: R$ 13,00 *MEIO: R$ 6,50


FILMES:
Entre irmãos

Genero: Drama
Classificação: 14 Anos
Legenda: Legendado
Duração: 1h47min
Horários: Diariamente: 21:45h

Alvin e os Esquilos 2
Genero: Animação / Comédia
Classificação: Livre
Legenda: Dublado
Duração: 1h33min
Horários: Terça e Sexta: 19:45h / Sábado e Domingo: 17:45h e 19:45h

O Fada do dente
Genero: Comédia
Classificação: Livre
Legenda: Dublado
Duração: 1h43min
Horários: Segunda a Sexta: 20:00h e 22:10h / Sábado e Domingo: 17:40h, 20:00h e 22:10

Idas e vindas do amor
Genero: Comédia Romântica
Classificação: 12 Anos
Legenda: Legendado
Duração: 2h05min
Horários: Diariamente: 19:30h e 22:00h

Simplesmente Complicado
Genero: Romance
Classificação: 14 Anos
Legenda: Legendado
Duração: 2h00min
Horários: Segunda a Sexta: 19:50h e 22:15h / Sábado e Domingo: 17:30h, 19:50h e 22:15

Cine Caratas (JL Shopping)

Filme:
ONDE VIVEM OS MONSTROS
Gênero: Aventura
Classificação: 10 Anos
Legendado
Duração: 1h41min
Horários: diariamente: 16:00h

O AMOR ACONTECE
Gênero: Romance
Classificação: 10 Anos
Legendado
Duração: 1h47min
Horários: diariamente: 18:50h e 21:30h

COMO TREINAR O SEU DRAGÃO
Gênero: Animação
Classificação: Livre
Dublado
Duração: 1h38min
Horários: diariamente: 15:00h, 17:00h, 19:00h e 21:00h

PERCY JACKSON E O LADRÃO DE RAIOS
Gênero: Fantasia
Classificação: Livre
Dublado
Duração: 2h03min
Horários:diariamente: 16:50h, 19:20h e 21:50h

TABELA DE PREÇOS
Seg, Ter e Qui: Sex, Sab, Dom e Feriados:
Inteira: R$ 12,00 Inteira: R$ 14,00
*Meia: R$ 6,00 *Meia: R$ 7,00
Quarta Promocional:
Todos pagam o valor de meio ingresso
(Neste dia não são válidos descontos de convênios)
* meio: para crianças até 12 anos,
estudantes e idosos acima de 60 anos

Documento enviado ao Presidente Lula da Silva para a solicitação de melhorias no aeroporto

Excelentíssimo Senhor
LUIS INÁCIO LULA DA SILVA
Presidente da República

Exmo. Senhor,

Foz do Iguaçu é, reconhecidamente, um dos destinos turísticos mais queridos e visitados do Brasil. Localizada na confluência de dois rios, o Iguaçu e o Paraná, essa cidade privilegiada, na fronteira da região trinacional formada por Brasil, Argentina e Paraguai, é, segundo a Embratur, o segundo atrativo turístico mais procurado por estrangeiros que visitam o Brasil, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro.
Com seus mais de 320 mil habitantes, distribuídos em mais de 70 etnias, Foz do Iguaçu credencia-se, cada vez mais, pela qualidade dos seus atrativos. A cidade abriga duas atrações mundialmente famosas e inesquecíveis para quem as visita: as Cataratas do Iguaçu, um autêntico espetáculo das águas, tombadas pela Unesco como patrimônio natural da humanidade, e a Itaipu Binacional, usina hidrelétrica que hoje é conhecida como a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta.
O Parque Nacional do Iguaçu dispõe do que há de melhor em termos de infraestrutura de visitação turística. É o único parque nacional brasileiro terceirizado à iniciativa privada. Além disso, possui um roteiro incomparável de atividades de ecoaventura, que tornam a cidade num dos principais destinos para os amantes dos esportes da natureza. São passeios de tirar o fôlego, com trilhas pelo interior da floresta, e atrações como o Macuco Safari, uma incursão de barco que percorre o cânion do Rio Iguaçu corredeira acima, até muito próximo dos saltos mais famosos do mundo – nas cachoeiras menos caudalosas é possível até passar por debaixo delas.
Para receber bem seus mais de dois milhões de visitantes anuais, consagrando-se como a segunda cidade mais visitada do Brasil no segmento de turismo e lazer, Foz do Iguaçu conta, ainda, com o sexto maior parque hoteleiro Brasil, com mais de 20 mil leitos, e consolida-se como um dos principais pólos de turismo de eventos e negócios do País. Em 2008, foi considerada, pela primeira vez, como a terceira cidade que mais recebe eventos internacionais no Brasil, segundo ranking da International Congress and Convention Association (ICCA). Seus centros de convenções, somados, são capazes de abrigar, simultaneamente, eventos com capacidade para até 40 mil pessoas.
Na área do turismo de compras, a região de Foz do Iguaçu se destaca, oferecendo opções para todos os gostos – e bolsos. O comércio de Ciudad del Este, no Paraguai, se renova para atrair o turista de compras de alto valor agregado. Pode-se comprar na cidade paraguaia artigos de luxo que antes só se encontravam nas melhores lojas de grifes de Paris, Nova Iorque ou Milão. Em Puerto Iguazú, na Argentina, não é preciso sequer atravessar a fronteira para fazer compras no Duty Free argentino.
O Centro de Artesanato de Foz do Iguaçu oferece produtos Ñandeva, confeccionados pelos artesãos locais, sob a orientação de designers famosos, que valorizam a identidade e a cultura regional. O turista pode usufruir, ainda, de uma grande variedade gastronômica em sofisticados restaurantes de cozinha internacional, além de diversas atrações noturnas, como casas de shows, bares e os cassinos de Puerto Iguazú e Ciudad del Este.
Portanto, não há dúvidas que Foz do Iguaçu vive um excelente momento de consolidação como um dos principais destinos turísticos mundiais. Isso acontece graças a um esforço concentrado que reúne autoridades, empresários e a comunidade, numa ação integrada, jamais vista na história da cidade. Esse esforço já vem dando resultados. Em 2009, Foz do Iguaçu foi escolhida como o melhor destino turístico do interior do Brasil.
A cidade obteve o primeiro lugar na categoria “não capital” em pesquisa do Ministério do Turismo, realizada pela Fundação Getúlio Vargas, sobre a competitividade dos 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional – Relatório Brasil 2009. Entre as cidades “não capitais”, Foz do Iguaçu ficou com a melhor pontuação em cinco dimensões: acesso; serviços e equipamentos turísticos; marketing e promoção do destino; capacidade empresarial; e aspectos ambientais.
Outra conquista importante foi a classificação das Cataratas do Iguaçu dentre as 28 finalistas do concurso mundial, organizado pela Fundação Suíça New 7 Wonders, para eleger as novas sete maravilhas da natureza. O esforço também foi reconhecido com a escolha do Parque Nacional do Iguaçu como o melhor atrativo do Brasil, pelo Guia 4 Rodas 2010, e a escolha do influente jornal britânico The Guardian, que indicou as Cataratas de Foz do Iguaçu como a melhor atração turística internacional, à frente de outras belezas naturais, como Machu Picchu, Grand Canyon e a Grande Barreira de Corais da Austrália. Antes disso, a rede de TV CNN já tinha apontado as Cataratas do Iguaçu como um dos 14 destinos mais românticos do mundo.
No embalo das boas notícias, o Parque Nacional do Iguaçu vem batendo recordes sucessivos de visitação, ultrapassando a marca de 2 milhões de turistas anuais no somatório das duas margens, brasileira e argentina. A rede hoteleira de Foz do Iguaçu registrou, no ano que passou, o melhor Natal de sua história. E o Ano Novo foi igualmente marcante. Assim como o Carnaval deste início de 2010.
Impulsionadas por esses números positivos, as principais atrações do pólo turístico trinacional anunciam novos investimentos. O Parque Nacional do Iguaçu e a Itaipu Binacional planejam melhorar ainda mais a infraestrutura de atendimento aos turistas, visando à chegada da Universidade da Integração Latino-Americana (Unila), a possível eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das novas sete maravilhas da natureza e a realização da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016 no Brasil.
O setor hoteleiro também se prepara para enfrentar os novos desafios. A rede Orient-Express, uma das mais charmosas e respeitadas do mundo, está investindo mais de R$ 60 milhões na reforma do Hotel das Cataratas, conferindo-lhe alto padrão, como nos demais hotéis que administra em mais de 25 países. O Hotel Recanto está investindo R$ 20 milhões na ampliação do número de leitos e na infraestrutura de eventos e lazer. O Hotel Internacional, por sua vez, acaba de ser adquirido pela Brazil Hospitality Group (BHG), a terceira maior empresa do setor hoteleiro no País, representante da marca Golden Tulip na América Latina.
Cada vez mais Destino do Mundo, como o próprio mote de sua campanha de divulgação apregoa, Foz do Iguaçu, no entanto, vê suas perspectivas de crescimento – e de futuro – diminuírem por causa de um componente fundamental para o desenvolvimento turístico, econômico e social da região trinacional, que não acompanha esse bom momento. O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, mais conhecido como Aeroporto Internacional das Cataratas, tornou-se um dos principais entraves ao desenvolvimento turístico da Terra das Cataratas.
Construído há mais de 30 anos e projetado para suprir a demanda de passageiros até o ano de 2004, o aeroporto, desde então, não recebeu nenhum novo investimento. Por isso, o trade turístico de Foz do Iguaçu vem solicitar a Vossa Excelência apoio para inclusão das obras abaixo relacionadas no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2. Com isso, temos certeza que vamos elevar a qualidade e dotar o nosso aeroporto das condições adequadas para fortalecer ainda mais o desenvolvimento do turismo na região das três fronteiras:

1) Reforma e ampliação do terminal de passageiros
A reforma e ampliação das instalações do aeroporto são necessidades mais do que urgentes, para oferecer aos usuários áreas mais amplas e confortáveis com adequado nível de segurança. A ampliação irá propiciar, ainda, condições de atendimento ao aumento da demanda esperada para os próximos anos, principalmente com a possível eleição das Cataratas do Iguaçu a uma das sete maravilhas da natureza, a instalação da Universidade da Integração Latino-Americana (Unila) e a realização da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016 no Brasil, eventos que irão impactar significativamente o fluxo de passageiros à cidade de Foz do Iguaçu.
Para tanto, propomos a construção de uma nova sala de embarque doméstico, de aproximadamente 600 metros quadrados, e da ampliação da sala de embarque internacional. Também se faz necessária a ampliação da área de desembarque doméstico, com a instalação de novas esteiras para restituição da bagagem, além da ampliação da área de check in, de 21 para 34 balcões.
Outras obras importantes para a melhoria das condições do aeroporto são a climatização das áreas do saguão e do terraço, duplicação da via externa inferior, ampliação da área de estacionamento, repaginação da área comercial, construção de novo prédio para abrigar as empresas terceirizadas, contratadas pela administração aeroportuária, ou órgãos públicos, a substituição das redes de hidrantes, elétrica e de dados, além da adequação total do terminal às questões referentes à acessibilidade (NBR 9050). Valor estimado: R$ 35 milhões.

2) Aquisição do ILS – CAT2
Outro fator que depõe contra o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu são as limitações dos equipamentos de aproximação e segurança. O aeroporto dispõe hoje do ILS (Instrument Landing System – Sistema de Pouso por Instrumentos), CAT1 (Categoria1), muito limitado. Nesta categoria, o pouso só pode ser efetuado se a visibilidade na pista ou RVR (Runway Visual Range – uma medida eletrônica) for igual ou superior a 800 metros (2.400 ft) e o avião estabelecer contato visual na DA (Decision Altitude – Altitude de Decisão) de 200 ft ou acima.
O que se propõe é que o aeroporto seja dotado do ILS – CAT2. Nesta categoria, o pouso pode ser efetuado se o RVR for igual ou superior a 400 metros (1.200 ft) e o avião estabelecer contato visual na DH (Decision Height – Altura de Decisão) de 100 ft ou acima. Para operar com os mínimos citados nesta categoria, é requerido o uso do piloto automático até a DH e os pilotos têm que estar oficialmente credenciados. Valor estimado: R$ 6 milhões.

3) Construção de nova pista
A pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, de 2.196 metros de comprimento por 45 metros de largura, restringe a possibilidade de pousos de aeronaves de maior porte para voos regulares, charters e cargueiros intercontinentais, operados com aeronaves da família Airbus A-330/A-340 ou da família de “jumbos” Boing 747. O ideal seria a construção de uma nova pista principal, de 3.450 metros de comprimento por 60 metros de largura. A atual pista, afetada por fortes ventos de través, permaneceria como pista auxiliar. Mas a ampliação da atual pista, dos atuais 2.196 metros para 3.450 metros, poderia ser uma solução temporária.
• Valor estimado para ampliação da atual pista para 3.450 metros: R$ 53 milhões.
• Valor estimado para desapropriação de área: R$ 10 milhões.
• Valor estimado para construção de nova pista de 3.450 metros: R$ 78 milhões.
Além da inclusão das obras acima relacionadas no PAC 2, tomamos a liberdade de sugerir medidas para incrementar o número de voos e a competitividade do Aeroporto Internacional das Cataratas. As medidas são:

a) Flexibilização Tarifária
Para incrementar a oferta de voos internacionais, inclusive os charters, propomos a flexibilização das tarifas aeroportuárias e de navegação, pagas pelas empresas aéreas, operadoras de aeronaves ou pelos passageiros. Uma forma inteligente, que aumentaria a competitividade do nosso aeroporto e, consequentemente, do Destino Iguaçu, seria equiparar as tarifas internacionais às de voos domésticos. Foz do Iguaçu enfrenta a concorrência de outros dois aeroportos internacionais – o Iguazú, em Puerto Iguazú, na Argentina, e o Guarani, em Hernandárias, no Paraguai. Nenhum outro aeroporto brasileiro enfrenta concorrência semelhante.
A diferenciação tão grande das tarifas internacionais e domésticas, ora praticada (Tarifas de pouso, permanência, uso das comunicações e dos auxílios à navegação aérea em rota (PAN), uso das comunicações e dos auxílios de rádio e visuais em área terminal de tráfego aéreo (PAT), tarifa de embarque e tarifas de armazenagem e capatazia), restringe a possibilidade de captação de vôos regulares e charters internacionais, assim como inibe as companhias aéreas de operarem rotas internacionais a partir de Foz do Iguaçu.
Segundo a lei n.º 6.009 de 26 de dezembro de 1973, alterada pela Lei 6.085, de 15 de julho de 1974 e pelo Decreto-Lei 2.060, de 12 de setembro de 1983, que dispõe sobre a utilização e a exploração dos aeroportos, das facilidades à navegação aérea e dá outras providências, os valores das tarifas são fixados pelo Ministério da Aeronáutica, por meio da Agência Nacional de Aviação Civil, “e podem ser revistos e reajustados quando as circunstancias assim exigirem e levam em consideração além do interesse aeronáutico o interesse dos passageiros e usuários dos serviços sobre os quais incidem”. Ou seja: nada impede, no caso de Foz do Iguaçu, que as tarifas aeroportuárias sejam flexibilizadas, adequando-se à realidade regional.


b) Transformação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu em HUB do Mercosul
Foz do Iguaçu tem vocação para se tornar a porta de entrada da América do Sul no Brasil. Localizada em um ponto geográfico estratégico em relação a Argentina, Paraguai, Uruguai – membros do Mercosul – além de Chile e Bolívia, esta posição privilegiada favorece a transformação de seu aeroporto em um centro regional de distribuição de voos. O objetivo desta medida é desafogar o tráfego aéreo e de passageiros nos aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro – metrópoles brasileiras que hoje recebem a maioria dos voos internacionais lá originados, assim como reduzir os custos do transporte aeroviário e consolidar Foz do Iguaçu como a segunda cidade mais visitada no país no quesito turismo de lazer.
A criação de facilidades para formação do hub – onde são feitas escalas e conexões – sul-americano em Foz do Iguaçu possibilita a reestruturação de toda a malha aérea do Sul do continente. Hoje, quase 700 voos semanais – de ida e volta – ligam os cinco países em questão ao Brasil. Em 2007, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) registrou que cerca de 3,5 milhões de passageiros embarcaram ou desembarcaram no Brasil procedentes ou oriundos de Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia. A maior parte destes voos chega ou parte de São Paulo e Rio de Janeiro, operados pelas duas principais empresas brasileiras – TAM e Gol – e pelas mais relevantes companhias aéreas dos países citados.
Com a criação de uma nova plataforma para os países do Mercosul, Chile e Bolívia, a nacionalização de parte dos voos originados ao sul do continente sul-americano seria feita na cidade de Foz do Iguaçu. Esta medida permitiria a reestruturação da malha aérea do subcontinente e a disponibilização de slots – horário e espaço a ser ocupado por um avião – para outras rotas internacionais nos terminais de São Paulo e Rio de Janeiro. Considerando-se que a grande maioria dos voos originados nos países sul-americanos é ocupada por pessoas com destino final no território brasileiro, a nacionalização destes voos em Foz do Iguaçu, possibilitaria uma rápida conexão direta com as cidades de destino destes passageiros no país, com uma significativa melhora no tempo de desembaraço dos trâmites de imigração (Polícia Federal) e aduana (Receita Federal).
Na certeza de contar com o apoio efetivo e concreto de Vossa Excelência no encaminhamento do pleito ora exposto, imprescindível para o desenvolvimento sustentável do Destino Iguaçu e a boa imagem do Brasil perante autoridades, personalidades e turistas do mundo inteiro que nos visitam, apresentamos os nossos protestos de elevada estima e apreço.

Cordialmente,

Subscrevem este documento:

Felipe Gonzalez Camilo Rorato
Secretário Municipal de Turismo
de Foz do Iguaçu
Presidente do Iguassu Convention & Visitors Bureau – ICVB

Newton Paulo Angeli Gilmar Piolla
Presidente do Conselho Municipal do Turismo – COMTUR Superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional; e Presidente do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu – Fundo Iguaçu

Elizangela de Paula Kuhn Carlos Antonio da Silva
Presidente Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu - ACIFI
Presidente do SindHotéis

Mauro Sebastiany Fernando Valente
Presidente da ABIH – Foz Presidente da ABAV - Foz

Plínio Ricardo Scappini Júlio César Rodrigues
Presidente do Sindetur
Presidente da Associação do Turismo Receptivo Internacional de Foz do Iguaçu - ATRIFI
Wilson Osmar Martin Faissal Saleh
Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares de Foz do Iguaçu - SECHSFI Presidente do Instituto Pólo Iguassu

Rosilene Medeiros Nilton Noel da Rocha
Presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Foz do Iguaçu - SINGTUR
Presidente do Sindicato dos Taxistas

Carlos Nascimento Jacobo Schneider
Presidente do Sindicato do Comércio de Foz do Iguaçu Presidente da Associação de Agências de Viagens e Turismo Receptivo de Foz do Iguaçu - AGETURFI

Multicurso Água Boa começa neste sábado

Começa neste sábado, 27, na Fundação Parque Tecnológico Itaipu, o Multicurso Água Boa: Gestão de Bacias Hidrográficas. Será o seminário inicial do curso, com a presença dos 720 participantes do projeto (líderes comunitários, técnicos em meio ambiente, professores do da rede pública de ensino e tutores). O curso é promovido pela Itaipu Binacional em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

“O objetivo é desenvolver ainda mais as capacidades de envolvimento das comunidades e o modelo de gestão que foi inicialmente adotado pelo Cultivando Água Boa nas microbacias trabalhadas pelo programa socioambiental da Itaipu”, afirma o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich.

O Multicurso Água Boa está baseado no conceito de rede de aprendizagem colaborativa. Neste sábado, os participantes receberão os materiais didáticos do programa: caderno de conteúdo, caderno de abordagem metodológica, caderno de roteiros, fichas de atividades, um DVD contendo vídeos direcionados para os técnicos em meio ambiente, líderes comunitários e professores da Educação Básica, além de um documentário sobre gestão de bacias hidrográficas.

Durante o seminário, que será realizado entre as 8 horas e as 17 horas, os participantes vão conhecer a dinâmica e os detalhes do funcionamento do projeto. Serão definidos, ainda, os nomes dos grupos e subgrupos de estudo, assim como seus coordenadores e representantes.

(Divisão de Imprensa - Itaipu Binacional)

Programação de Foz para este final de semana:


Congresso de Odontologia deve reunir 800 pessoas em Foz

O 5º Congresso Internacional de Odontologia Cataratas do Iguaçu (CIOCI) será realizado de 29 de abril a 1º de maio em Foz do Iguaçu. O evento deve atrair cerca de 800 pessoas, entre estudantes, profissionais e especialistas das áreas, no Bourbon Cataratas Convention Resort.

Promovida pela Associação Brasileira de Odontologia – Seção de Foz do Iguaçu, o CIOCI abre espaço para discussões e reflexões dos mais elevados níveis técnicos científicos, além de uma programação social atrativa e uma moderna infra-estrutura.

O evento procura promover o desenvolvimento profissional dos participantes, bem como oferecer a troca de experiência entre profissionais, estudantes e empresas que oferecem produtos e serviços odontológicos.

Também estimular a produção científica e promover o debate junto à comunidade acadêmica sobre novas tecnologias, para tanto será aberto um espaço para submissão de trabalhos técnicos científicos.

O congresso contará com um espaço para exposição de produtos e serviços, com uma moderna infra-estrutura de apoio aos expositores se tornando um espaço adequado para empresas de serviços odontológicos se relacionarem com seu público alvo.

As inscrições estão abertas e têm diferentes valores: sócios da rede ABO pagam R$ 75; não sócios, R$ 125; acadêmicos e protéticos, R$ 62; auxiliar de consultóio dentário e técnico de higiene bucal, isentos. Mais informações pelos telefones (45) 374-5642 e 3523-3119, ou pelo site www.abofoz.com.br/cioci. .
Fonte: H2Foz.com.br

quinta-feira, 25 de março de 2010

Movimento Águas Grandes promove eventos para comemorar conquistas do Mercosul


Fronteira é palco para fomento de projeto lançado por Movimento Águas Grandes

Nos dias 26 e 27 deste mês, membros da sociedade civil do Brasil, Paraguai e Argentina reúnem-se num grande ato para celebrar três pontos comuns no desenvolvimento da região: os 45 anos da Ponte da Amizade, os 15 anos da assinatura do tratado para a formação do Mercosul e a aprovação pelo parlamento do Mercosul do Movimento Águas Grandes.

O primeiro dia de festividades acontece em Puerto Iguazú, na Argentina, no Marco das Três Fronteiras. No local, a partir das 15 horas, autoridades e representantes do movimento reúnem-se para leitura da carta de propostas lançada pelo grupo e também para estabelecer alianças para o desenvolvimento local. "Esse encontro será mais político, mas vamos apresentar justamente a nossa proposta para que três parques ambientais possam ser interligados, permitindo que uma rica biodiversidade esteja em contato", disse o secretário do movimento, Nilson Rafagnin. O projeto estabelece ligações entre os parques nacionais das Cataratas — argentina e brasileira —, com o Parque do Rio Monday e o Museu Científico Moisés Bertoni.

O local do evento foi eleito devido à presidência pró-tempore do Mercosul estar com a Argentina. "Essa integração será completa com a vinda de representantes dos três países", disse. De acordo com o secretário, a festa ainda vai celebrar a aprovação do projeto Águas Grandes junto ao parlamento do Mercosul, que fomenta dentro de suas ações a construção do Anel Viário Trinacional, de caráter multimodal, que unirá os três grandes aeroportos internacionais existentes na fronteira.

O Movimento Águas Grandes surgiu em 2005, com a união da sociedade civil e empresariado dos três países. "A principal intenção é promover a participação pública nas tomadas de decisão, e entendemos que os projetos para o fomento de toda a região é muito importante para um desenvolvimento sustentável", comenta.

Além disso, as comemorações também servirão de alerta para o lançamento de uma nova discussão, que inclui a preocupação com a mudança no perfil dos países membros da tríplice fronteira. "Em 2015, vamos sofrer alterações na economia do Paraguai e isso pode provocar um efeito imediato com os brasileiros que trabalham nesse comércio. Precisamos já começar a pensar nessa solução junto aos líderes do Mercosul". Para Rafagnin, a construção das pontes permitirá a mudança tanto da economia quanto das características de cada cidade.

Dia 27 de março, a celebração acontece em Foz do Iguaçu, quando os projetos serão apresentados em detalhes para os convidados. O evento acontece a partir das 22 horas, na Ono Teatro Bar. Na programação, ainda estão inclusas a leitura e distribuição do Manifesto das Águas Grandes.

Mercosul

Na comemoração aos 15 anos da assinatura do Tratado do Mercosul, Rafagnin comenta que há muito o que ser celebrado. "Comemorar a resolução 4197 é lembrar que este documento instituiu nossa região como polo turístico para o mundo e para a vida punjante que aqui existe". Para ele, o desenvolvimento deve acontecer de maneira conjunta e sustentável. "Vamos procurar um investimento junto ao Mercosul, para que esse impacto no futuro de nossa região possa ser um modelo de desenvolvimento, sem comprometer o patrimônio geográfico".

Ainda que o movimento conte com apoio de muitos empresários dos três países, o secretário confirma que sem a chancela do poder público, as ações tornam-se impossíveis. "Por isso vamos realizar esse apelo".

Fonte: Gazeta do Iguaçu

Inscrições prorrogadas para a Seleção de Empreendimentos da Agricultura Familiar

Interessados em expor e comercializar produtos podem se inscrever até o dia 26 de março

Acaba de ser prorrogado para o dia 26 de março (sexta-feira) o prazo para as inscrições na Chamada para Seleção de Redes e Empreendimentos da Agricultura Familiar. Serão escolhidos 24 empreendimentos de agricultores familiares das cinco regiões do país, que terão a oportunidade de expor, promover e comercializar seus produtos no evento no 5º. Salão do Turismo.
Os interessados devem pertencer a uma rede ou empreendimento de agricultura familiar, de acordo com os critérios do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além de possuir capacidade de oferta nacional e atender às exigências fiscais e sanitárias para a circulação de produtos.
Serão priorizados empreendimentos que comercializam produtos orgânicos certificados e produtos da sociobiodiversidade, como a castanha do Brasil, o guaraná, pinhão, a erva mate, entre outros. A diversidade de produtos também será um fator de prioridade na seleção.
AGRICULTURA FAMILIAR
A agricultura familiar no turismo agrega valores à produção agrícola e artesanal, gerando trabalho e renda, além de garantir a preservação e valorização da cultura local. Por isso, os empreendimentos desse segmento tem um espaço de destaque no 5º Salão do turismo – Roteiros do Brasil: o Mercado da Agricultura Familiar.
O Mercado da Agricultura Familiar estará em um dos diversos espaços do Salão do Turismo: a Vitrine Brasil. Nesse espaço, o visitante pode interagir diretamente com a cultura, o artesanato e a gastronomia dos roteiros turísticos brasileiros. No mercado, as cooperativas, associações e agricultores familiares reunidos em redes comercializam e expõem alimentos e bebidas que produzem.
A chamada e o formulário estão disponíveis no site www.mda.gov.br/saf.. Em 2009, a comercialização dos empreendimentos que participaram do Mercado da Agricultura Familiar chegou a R$226 mil, durante os cinco dias de evento.
5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil
A quinta edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, acontece de 26 a 30 de maio, no Anhembi, São Paulo. O maior evento de turismo do país é uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), tendo reunido cerca de 100 mil visitantes no ano passado.

Aulas de graduação começam em agosto na Unila em Foz do Iguaçu

Os números de cursos iniciais ofertados pela instituição de ensino também foram divulgados

O começo das aulas de graduação juntamente com o número de oito cursos já são dados como confirmados na Universidade da Integração Latino-Americana (Unila) em Foz do Iguaçu.

De acordo com o pró-reitor de planejamento da instituição, Paulino Motter, em agosto oito cursos deverão ser iniciados. A titulação dos cursos superiores ainda não foi divulgado, porque de acordo com a assessoria de imprensa eles ainda podem ser alterados pelo Ministério da Educação (MEC). Tal informação deve ser anunciada ainda em abril.

A assessora de imprensa, Ana Paula Dixon, confirmou que a lista sofreu modificações por causa dos estudos de viabilidade dos cursos que ainda estão sendo realizados.

O modo de seleção dos estudantes, tanto nacionais como dos que moram na América Latina, também não foi definido, o que deve acontecer ao longo do próximo mês no MEC.

A equipe formada para a implantação da Unila divulgou na terça-feira (23) o local de moradia dos estudantes. O terreno tem área de 50 por 120 metros quadrados e fica na vila C, a previsão é que as obras iniciem em janeiro de 2011 e sejam concluídas até o fim do mesmo ano.

Unila – A sede própria da Unila será construída em área de quase 40 hectares doada pela Itaipu, próxima à usina. Quando estiver totalmente pronta, a universidade deve atender 10 mil alunos.
Fonte: Clickfozdoiguacu.com.br

quarta-feira, 24 de março de 2010

Restam poucas vagas para a palestra sobre “Ferramentas do Empreendedor”

Os empresários interessados em participarem da palestra sobre Ferramentas do Empreendedor, a ser proferida pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Treinamentos (IDE) nesta quinta-feira, dia 25, devem se apressar para confirmarem presença. É que restam poucas vagas para a palestra que deve atrair 300 convidados no Hotel Internacional de Foz do Iguaçu, a partir das às 19h30. A palestra é gratuita, mas cada convidado pode colaborar com um quilo de alimento não perecível que será destinado à Sociedade às ações
O evento é uma parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu – ACIFI e o Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Treinamentos (IDE) e visa auxiliar os proprietários de micro e pequenas empresas a organizar as finanças de sua empresa, verificar se o preço praticado é o correto para seu produto ou serviço e se o lucro obtido é adequado às atividades. A palestra também reforça a importância de o empresário analisar o mercado com relação ao que está vendendo ou o porque o concorrente vende mais.

Segundo a presidente da ACIFI, Elizangela de Paula Kuhn, a iniciativa de promover a palestra faz parte da meta da entidade de proporcionar ferramentas aos associados que levem ao aprimoramento profissional e bom desenvolvimento do empreendimento, através de dicas de gestão. “A parceria com o IDE surgiu a partir de uma consulta com as associações comerciais de Cascavel e de Toledo, onde a palestra foi ministrada com sucesso atestado por empresários associados dessas localidades”, completou Elizangela.

O palestrante será Elton Lívio Petterle, engenheiro civil, administrador de empresas com MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, com experiência no convívio com mais de 10 mil empresas. Ele foi um dos coordenadores do Projeto Carajás, desenvolvido pela Vale do Rio Doce, e do Projeto de Duplicação da Cenibra.

Peterlle destaca que 35% das micros e pequenas empresas no Brasil fecham no primeiro ano de sua instalação, sendo que apenas 7% sobrevivem ao sétimo ano. Ele observa ainda que 99% das empresas no País são micro e pequenas e geram 64% dos empregos existentes. “Elas têm determinação e força, mas por falta de ferramentas de gestão adequada, montam uma empresa sem saber gerenciá-la”, relata. “Apenas quatro a cada 100 empreendedores tem real conhecimento de gestão, ou seja, 96% não têm conhecimento, tocam seus negócios com dedicação, mas efetivamente usam a ferramenta errada. O empresário precisa ter o instrumento certo para que com pouco esforço dê grande resultado”, acrescenta.

FERRAMENTAS – Para Petterle, de 100% das ferramentas que são ensinadas nas escolas, 20% trazem 80% de eficácia. Se o empreendedor souber quais são e dominá-las perfeitamente, garante o palestrante que boa parte do resultado já está garantido. Essas ferramentas citadas por Petterle são divididas em seis grandes grupos: custos, finanças, organização empresarial, negociação e estoques, marketing e administração estratégica. “Vamos mostrar a força dessas ferramentas, nós não iremos ensinar, pois é uma palestra de sensibilização, mas demonstraremos as conseqüências de utilizá-las ou não”, finaliza.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone na ACIFI, telefone (45) 3521 3300, com Juliana.

Conselho Jovem Empreendedor tomará posse na próxima segunda-feira

Nesta segunda-feira, dia 29, a partir das 18h30, acontecerá a posse do Conselho Jovem Empreendedor da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu - ACIFI, presidido pelo empresário Rodrigo Barofaldi da Silva e integrado por jovens empresários de Foz do Iguaçu. Segundo o presidente, o conselho vai desenvolver uma série de ações visando aproximar o jovem da associação, inclusive os universitários que aspiram o empreendedorismo em diversos segmentos, permitindo assim que conheçam as vantagens do associativismo e os serviços e produtos que a ACIFI oferece aos seus associados.

Uma das primeiras ações será a campanha “1º Voto de um Jovem Moderno”, que visa incentivar o jovem a exercitar a cidadania e conscientizar-se da importância do voto para escolha dos representantes políticos, em diversas esferas.

A campanha será lançada também na segunda-feira, logo após a posse dos conselheiros, com apresentação do layout da campanha que contará com panfletos e outdoors, além de um vídeo institucional que será repassado nas escolas públicas estaduais. “Vamos atuar em equipes, compostas por quarto a cinco pessoas cada, que visitarão as escolas de ensino médio onde há grande concentração de jovens de 16 a 18 anos”, explica o presidente do conselho.
Atualmente, de acordo com dados da Justiça Eleitoral, apenas 1,8 mil jovens menores de 18 anos têm título de eleitor, num universo acima de 10 mil jovens dessa faixa etária. Os integrantes do conselho acreditam que é possível, através da campanha de conscientização, elevar o número de jovens que estejam aptos a exercer o voto ainda nesta eleição de outubro. “Para tanto, queremos estimular o jovem a procurar a Justiça Eleitoral até o dia 5 de maio para que possa ser emitido o documento no tempo hábil”, finaliza Rodrigo Barofaldi.
O conselho será composto por Marcelo Dantas, que assumirá a vice-presidência; Igor Fuchshuber, para a diretoria de Assuntos da Indústria e Comércio; Carlos Eduardo Rafagnin, para diretoria de Assuntos do Turismo; Gustavo Baranoski, para a diretoria de Assuntos de Prestação de Serviços; Thiago Pinheiro Silva, para a diretoria de Assuntos Comunitários; Fabio Carrenho, para a diretoria de Assuntos Sócio-Econômicos; Graciela Liston de Lima, para a Diretoria de Finanças; Peterson da Silva, para a Diretoria de Relações Públicas; Ralf Smaha, para a diretoria de Inovações Tecnológicas; Haralan Mucelini, para a diretoria de Assuntos Universitários; Felipe Montté, que assumirá a diretoria de Assuntos de Comércio Exterior; e, por fim, Daniel Martins Vieira, que exercerá a secretaria do Conselho.

A posse acontecerá no auditório da ACIFI.

Evento GMM – Global Meeting Management

O Curso será realizado na cidade de Foz do Iguaçu, Hotel Bourbon e, desde o dia 25 de Abril ao 1º de Maio de 2010, todos os participantes estarão concentrados nas práticas, network, vivências e conteúdos ministrados por palestrantes de projeção mundial no tema.

Várias surpresas foram preparadas para que os 40 participantes possam ter uma experiência única com profundo grau de aperfeiçoamento em suas habilidade e competências no mercado M.I.C.E. (Meetings, Incentives, Conventions and Events).

O público alvo do GMM são os PCO´s, fornecedores, e profissionais do mercado de eventos, gestores de destinos e representantes do turismo do Brasil e da América Latina. Devido a diferença de idiomas de palestrantes e participantes do GMM, a compreensão do inglês será critério obrigatório a todos os interessados.

Venha aprofundar seu networking e criar novas oportunidades de negócios neste mercado dinâmico e altamente lucrativo.
mais informações no site: http://www.gmmanagement.com.br/

Saúde bucal de Foz do Iguaçu está entre as três melhores do país

A saúde bucal de Foz do Iguaçu está entre as melhores do país. Novamente foi premiada entre os municípios que se destacaram em ações de promoção da saúde bucal da população. Foz obteve o terceiro lugar no Prêmio Brasil Sorridente 2010, entre os municípios com mais de 300 mil habitantes. Esta não é a primeira vez que a cidade é reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia. No ano passado, obteve o primeiro lugar.
Os documentos apresentados pela Divisão de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde comprovaram todo trabalho realizado pelos cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal do município em unidades de saúde, escolas, centros de educação infantil e outras instituições: ações educativas, preventivas e de atendimento curativo a toda população, com material educativo criado pela Divisão de Saúde Bucal, construções e reformas realizadas nos consultórios da rede pública, bem como atendimento especializado prestado no Centro de Especialidades Odontológicas.
A atualização constante dos profissionais foi considerada fundamental e conduzida em capacitações sobre diversos assuntos. Todos os trabalhos desenvolvidos estão produzindo resultados positivos: em 2007, 37% das crianças matriculadas nos centros municipais de educação infantil apresentaram cárie; a porcentagem reduziu para 33% em 2008 e 29% em 2009.
O documento apresentado ao concurso pode ser acessado na página da prefeitura municipal na internet: www.fozdoiguacu.pr.gov.br ? secretarias ? saúde ? saúde bucal.
Pesquisa – A partir do próximo mês de abril, Foz participa também do Levantamento Nacional das Condições de Saúde Bucal da População. Esse estudo faz parte de uma ação organizada pelo Ministério da Saúde e visa conhecer a realidade bucal dos brasileiros. Foz do Iguaçu foi uma das cidades sorteadas a participar, já que as informações poderão ser utilizadas para planejar os serviços no município de acordo com as necessidades reais dos cidadãos.
Equipes formadas por cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal da rede irão visitar os domicílios sorteados e examinar os moradores que concordarem em participar. Os dados individuais são sigilosos e apenas o resultado final será enviado para o Ministério da Saúde e utilizado pela Secretaria Municipal para planejamento. “Pedimos à população que colabore com o trabalho dos examinadores e ajude o município a continuar entre os melhores do Brasil, formando cidadãos com sorrisos brilhantes”, diz Ana Valéria Pagliani Tiano, coordenadora de Prevenção em Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu.
Fonte: Prefeitura de Foz do Iguaçu

terça-feira, 23 de março de 2010

Energia elétrica é tema de palestra no Sindhotéis

Gerenciar o consumo de energia elétrica é um dos pontos fundamentais na gestão hoteleira, diante do elevado custo desse recurso aos estabelecimentos. Para orientar seus associados, o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhotéis) realizará uma palestra com o técnico Itamar Carvalho.

O evento será realizado na próxima quinta-feira (25), às 17h, na sede do Sindhotéis, com os temas: “Contratação de energia elétrica mais eficiente”; “Utilização de geradores de energia”; e “Controle de demanda”.

Conforme o presidente do sindicato, Carlos Silva, a palestra vai permitir “conhecer as propostas em soluções em eficiência energética, reduzindo os custos com energia elétrica e o desperdício, melhorando os serviços e a segurança das instalações e ajudando a preservar o meio ambiente“.

Serviço
Evento: palestra sobre energia elétrica
Dia: 25 de março, às 17 horas
Local: Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhotéis). Alameda Cecília Meireles, 637, Jardim Central.
Fone/fax: (45) 3027-1836. E-mail: sindhoteis@sindhoteisfoz.com.br.
Fonte: Clickfozdoiguacu.com.br

O Enigma das Mitologias:


Comunique-se e conquiste seus clientes

Data: 22 de abril
Hora: das 19h00 às 22h00
Local: Auditório da ACIFI
Carga Horária: 8 horas

O curso oferece: Certificado e coffee break

Conteúdo programático:
- O poder da comunicação eficaz na liderança;
- Como construir uma imagem positiva;
- Apresentação Pessoal - A primeira impressão é a que fica;
- Marketing Pessoal é muito mais que aparência;
- Como usar melhor os contatos ( telefone, internet, etc)
-Muito além das palavras - A importância de dominar gestos, expressões e postura;

Instrutor: Bruno Gruger, graduado em administração de empresas com MBA em gestão empresarial pela FGV, além de diversos outros cursos nas áreas de liderança, marketing, gerência de equipes, criatividade gerencial,qualidade total para gerentes, administração de conflitos, comunicação, vendas e relações interpessoais.

Informações:

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL ACIFI

Maiores informações : ACIFI – (45) 3521 3315 ou cursos@acifi.org.br falar com Adriana.

Palestra gratuita: Principais alterações do IRPF 2010

A ACIFI , em parceria com a SINCOFOZ e o CRC-PR, oferece nesta terça-feira dia 23/03, a partir das 19h, no Auditório da ACIFI, a palestra ' Principais alterações do IRPF/2010' , que será proferida pelo Auditor Fiscal da Receita Federal, Gerson Minami.

Na ocasião serão apresentadas as principais novidades sobre a legislação do IRPF.

Maiores informações: SINCOFOZ ( 45) 3572 2343.

É GENTE NOSSA

O projeto É GENTE NOSSA! tem como objetivo mostrar as histórias dos empresários de Foz do Iguaçu, suas trajetórias e experiências profissionais.

Data: 29 de março de 2010
Hora: 18h30
Local: Auditório da ACIFI

Após os depoimentos dos Empresários, os mesmos patrocinarão uma confraternização com todos os participantes com foco na troca de experiências, na ampliação da rede de contatos e na realização de novos negócios (networking).
Empresas participantes:
- Vidraçaria Rio Sul
- Decorvision

Confirmações:
Pelo e-mail: cursos@acifi.org.br ou pelo fone: (45) 3521.3300, com Adriana.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Paraguai impõe novas regras para combater a importação de pirataria

Com as novas determinações, importações de produtos como os MP7 poderão deixar de existir

Uma nova regra da Direção Nacional de Aduanas do Paraguai poderá diminuir o volume de produtos pirateados à venda no comércio de Ciudad del Este. A medida que tem este fim foi tomada em cumprimento à decisão do Departamento de Valoração da Direção de Procedimentos Aduaneiros. Com ela, produtos como celulares chineses conhecidos como MP7 poderão deixar de ingressar no país vizinho. As informações são do Diario Vanguardia.

Conforme o jornal, as regras foram divulgadas no fim de semana e ditam como serão os procedimentos das empresas importadoras, que deverão apresentar à Direção de Aduanas uma série de documentos. Nesses, deverá constar uma lista de preços ou cotização que terá de receber o visto da Câmara de Comércio do país importador. A documentação deverá estar traduzida por um tradutor público, assim como os catálogos. Ainda conforme o órgão de imprensa, deverão ser apresentadas fotocópias autenticadas do contrato de distribuição ou consignação, dos contratos das formas de vinculação e do contrato de uso do projeto patenteado.

Com esses documentos, os produtos não poderão mais ser importados de forma genérica como atualmente, o que facilita a entrada de mercadorias falsificadas. De acordo com o Vanguardia, isso fará com que os celulares MP7 e MP15, e outros produtos comuns nas lojas de Ciudad del Este, sejam proibidos.

Além das mercadorias, a importadora também deverá apresentar os documentos de seus proprietários e da própria empresa, para se evitar o uso de "laranjas". De acordo com o periódico, esse é o caso de uma importadora que apresenta como dono um cidadão paraguaio. No entanto, os verdadeiros donos seriam comerciantes de origem libanesa, que possuem um estabelecimento já investigado por evasão de divisas.

Cai o número de golpes contra brasileiros no comércio de CDE

Os golpes praticados por lojistas e comerciantes contra turistas, principalmente brasileiros, caíram 70% nos últimos 14 meses. A afirmação é da Divisão de Segurança Turística de Ciudad del Este, que divulgou um relatório sobre a questão. De acordo com o chefe do órgão, Victor Acosta, a queda deve-se a uma operação realizada no mesmo período pela Polícia Turística, o que acabou coibindo a prática.

A Divisão de Segurança Turística foi criada pelo governo do Paraguai e faz parte da Polícia Nacional. Além de Ciudad del Este, a corporação atua também em Salto del Guairá, que faz fronteira com Guaíra e tem um comércio semelhante ao da cidade vizinha a Foz do Iguaçu.

Conforme Acosta, uma base dessa corporação também deverá ser montada em Encarnación, fronteira do Paraguai com a Argentina. (Da Redação)

Fonte: Gazeta do Iguaçu

Dia da Água será comemorado hoje com Mística das Águas

Simultaneamente, às 14h30, todas as 29 cidades que compõem a Bacia do Paraná 3 recolherão amostras de água de rios e córregos

Cidades lindeiras farão atividades conjuntas para reforçar a importância da preservação da qualidade das águas

Estudantes da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu participarão, hoje, a partir das 14h30, no Zoológico Bosque Guarani, das comemorações em torno do Dia Mundial da Água. A data, criado em 1992 pela ONU – Organização das Nações Unidas, para que a humanidade reflita sobre a necessidade de preservação desse bem natural, tem a qualidade como tema deste ano.

As atividades em torno do Dia Mundial das Águas serão feitas de forma simultânea em 29 municípios da chamada Bacia do Paraná 3, incluindo Altônia, Cascavel, Diamante do Oeste, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Matelândia, Medianeira, Mercedes, Missal, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Pato Bragado, Quatro Pontes, Ramilândia, São José das Palmeiras, Santa helena, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, São Pedro do Iguaçu, Terra Roxa, Toledo e Vera Cruz do Oeste.

Segundo uma das coordenadoras das atividades, Leila de Fátima Alberton, todas as cidades farão a Mística do Encontro das Águas, "uma mobilização conjunta pelas águas, contextualizada e fundamentada na ‘ética do cuidado’, princípio que norteia as ações de educação ambiental do Programa Cultivando Água Boa". Alunos das redes públicas e privadas, produtores e população em geral levarão amostras colhidas de rios e córregos e despejarão em recipientes, simbolizando a integração das águas.

Segundo Iracema Cerutti, chefe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Foz do Iguaçu, a Mística do Encontro das Águas será desenvolvida num trabalho conjunto da Itaipu Binacional, da Prefeitura de Foz – envolvendo diversas secretarias – e da Sanepar. Cerca de 150 pessoas são esperadas no evento, inclusive comerciantes que receberão convites com dicas de como preservar melhor o meio ambiente.

As atividades terão início pontualmente às 14h30, com apresentações de dança e peça teatral para sensibilização sobre a necessidade dos cuidados com os rios. "Em seguida, alunos da rede municipal de ensino trarão amostras de águas coletadas nos rios próximos das escolas. Essa água será colocada num cálice grande, que servirá para regar o solo onde será feito o plantio de uma muda da árvore símbolo do município, o ipê roxo", informou.

Iracema explica que por ser o zoológico uma área remanescente de mata atlântica, anualmente, as equipes ambientais do município têm a preocupação em fazer a reposição da mata.

Dois rios são fundamentais para o município, o Paraná e o Iguaçu, onde encontram-se grandes atrativos da cidade, como as Cataratas do Iguaçu e a Hidrelétrica de Itaipu. Além deles, outros cinco rios são igualmente importantes no contexto municipal: o Mathias Almada, Boicy, Tamanduá, São João, que nasce no Parque Nacional do Iguaçu, e o Monjolo, que corta a área do 34º Batalhão de Infantaria Motorizado. As microbacias são compostas ainda por diversos pequenos rios e córregos, como o Sanga Funda, Vitória, Santa Rosa, Mimby, Águas Claras, entre outros, alguns deles ainda sem nome.

Região Oeste

De acordo com a coordenadora Leila de Fátima Alberton, da Itaipu Binacional, a ação nos municípios da Bacia do Paraná 3 será desenvolvida pelos gestores de educação ambiental de cada cidade, com apoio da Itaipu Binacional, dentro do Programa Cultivando Água Boa, e envolvimento das prefeituras e outras empresas públicas e privadas. Em Foz, as atividades terão apoio também da Sanepar.

Fonte: Gazeta do Iguaçu

"A Vida nas Cidades a partir de 2030" é tema de palestra na Fiep

A conferência é aberta ao público. As inscrições já estão abertas

Como será a vida nas cidades a partir de 2030? Quais serão as novas tecnologias e os avanços na educação? Como será o mercado de trabalho e o perfil do setor produtivo? As condições de transporte, alimentação, meio ambiente e moradia? De que forma as pessoas devem se preparar para estas novas realidades? Estes temas serão abordados pelo diretor do Instituto Europeu de Estratégias Criativas, da França, Marc Giget, em palestra aberta ao público, nesta segunda-feira (22), às 18h30, no Cietep, em Curitiba. O conteúdo da palestra é resultado de pesquisas realizadas pelo instituto francês nos últimos anos. A palestra A Vida nas Cidades a partir de 2030 é uma iniciativa é do Sistema Fiep e faz parte do programa Cidades Inovadoras, que começa por Curitiba, englobando um conjunto de ações de curto, médio e longo prazos voltadas ao desenvolvimento local.

A cidade de Curitiba foi escolhida para iniciar o programa, dentro do projeto “Curitiba 2030”, desenvolvido em parceria com a prefeitura e a Fundação OPTI (Observatório de Prospectiva Tecnológica Industrial da Espanha). O evento é também uma sequência da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras – CICI2010 – realizada pelo Sistema Fiep de 10 a 13 de março, em Curitiba, que reuniu 105 conferencistas do mundo todo e 3500 participantes.

Palestra:A Vida nas Cidades a partir de 2030
Palestrante:Marc Giget
Data: 22 de março – segunda-feira
Horário: 18h30
Local: Cietep (Av Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico – Curitiba/PR)
Inscrições: Entrada franca. Confirme sua presença pelo e-mail: Antoine.moreau@fiepr.org.br
Fonte: Clickfozdoiguacu.com.br

ACIFI e IDE promovem palestra sobre “Ferramentas do Empreendedor”

A Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu – ACIFI e o Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Treinamentos (IDE) realizam no próximo dia 25, uma palestra sobre “Ferramentas do Empreendedor”, às 19h30, no Hotel Internacional de Foz do Iguaçu. A palestra é destinada a proprietários de micro e pequenas empresas e tem como objetivo principal auxiliar o empresário a organizar as finanças de sua empresa, verificar se ele está praticando o preço certo para seu produto ou serviço e se o lucro obtido é adequado para as atividades. A palestra também reforça a importância de o empresário analisar o mercado com relação ao que está vendendo ou o porque o concorrente vende mais.

Segundo a presidente da ACIFI, Elizangela de Paula Kuhn, a iniciativa de promover a palestra faz parte da meta da entidade, qual seja, de proporcionar ferramentas aos associados que levem ao aprimoramento profissional e bom desenvolvimento do empreendimento, através de dicas de gestão. “A parceria com o IDE surgiu a partir de uma consulta com as associações comerciais de Cascavel e de Toledo, onde a palestra foi ministrada com sucesso atestado por empresários associados dessas localidades”, completou Elizangela.

O palestrante será Elton Lívio Petterle, engenheiro civil, administrador de empresas com MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e presidente do IDE. Ele destaca que 35% das micros e pequenas empresas no Brasil fecham no primeiro ano de sua instalação, sendo que apenas 7% sobrevivem ao sétimo ano.

O presidente do IDE ainda observa que praticamente 99% das empresas no País são micro e pequenas e geram 64% dos empregos existentes. “Elas têm determinação e força, mas por falta de ferramentas de gestão adequada, montam uma empresa sem saber gerenciá-la”, relata. “Apenas quatro a cada 100 empreendedores tem real conhecimento de gestão, ou seja, 96% não têm conhecimento, tocam seus negócios com dedicação, mas efetivamente usam a ferramenta errada. O empresário precisa ter o instrumento certo para que com pouco esforço dê grande resultado”, acrescenta.

FERRAMENTAS – Para Petterle, de 100% das ferramentas que são ensinadas nas escolas, 20% trazem 80% de eficácia. Se o empreendedor souber quais são e dominá-las perfeitamente, garante o palestrante que boa parte do resultado já está garantido. Essas ferramentas citadas por Petterle são divididas em seis grandes grupos: custos, finanças, organização empresarial, negociação e estoques, marketing e administração estratégica. “Vamos mostrar a força dessas ferramentas, nós não iremos ensinar, pois é uma palestra de sensibilização, mas demonstraremos as conseqüências de utilizá-las ou não”, finaliza.

Mais informações sobre a palestra e inscrições podem ser obtidas junto ao IDE, pelo telefone (41) 9673 7080. A confirmação da presença pode ser efetuada também por esse telefone, com Eliziane, bem como na ACIFI, pelo telefone (45) 3521 3300, com Juliana.

sexta-feira, 19 de março de 2010

A HORA DO PLANETA

A Hora do Planeta é um ato simbólico no qual, governos, empresas e cidadãos são convidados a partir da reação à ação, em defesa da vida. E o apagar das luzes sinaliza este engajamento. É uma forma de comunicação entre os próprios manifestantes e entre estes e seus governos.

Contamos com você também para mobilizar uma equipe, divulgar o movimento em sua escola ou empresa, em seu bairro, em sua cidade, e até mesmo organizar eventos. Mas não se esqueça: o mais importante é fazer o gesto e ser coerente com o planeta. No dia 27 de março, desligue as luzes de sua casa por sessenta minutos, das 20h30 às 21h30.

Por que?

Porque é um gesto simples e de visibilidade que pode ser adotado em todo o planeta. Apagar a luz, no caso brasileiro, é sinalizar que nós estamos preocupados com o aquecimento do planeta e queremos dar nossa contribuição, influenciando e pedindo ações de redução das emissões e de adaptação às mudanças climáticas, combatendo o desmatamento e conservando nossos ecossistemas.

O gesto simbólico mostra que o Brasil e os brasileiros devem fazer a sua parte e também incentiva o diálogo dos manifestantes entre si e entre esses e os governos.

Apagando a luz por 60 minutos, a população vai demonstrar o quanto valoriza nossas florestas em pé, a preservação da vegetação natural e o seu uso sustentável, a saúde dos rios e a qualidade da água, além de mostrar a sua disposição para o combate ao aquecimento global e em favor da adaptação aos seus efeitos.

Embora defenda a economia de energia e a maior eficiência na sua produção, transporte e consumo, o WWF-Brasil não pretende que o apagar das luzes na Hora do Planeta represente esses resultados em si.

Portanto, apagar a luz também é um ato que simboliza a eficiência e o uso de todos os recursos com inteligência e responsabilidade. Apesar da eletricidade no Brasil ser gerada, principalmente, a partir de hidrelétricas, considerada uma fonte renovável, ela não é totalmente limpa, gerando danos aos ecossistemas aquáticos e podendo estimular o desmatamento se forem implantadas sem os devidos cuidados.

Participar da Hora do Planeta é muito fácil. O primeiro passo é se cadastrar no site http://www.horadoplaneta.org.br./

Já está disponível para download o kit de mobilização da Hora do Planeta 2010.

Todos podem participar ativamente do movimento da Hora do Planeta 2010.

A divulgação na internet conta agora com novos recursos que vão auxiliar os internautas na promoção da Hora do Planeta.

Através do site http://www.horadoplaneta.org.br/divulgue.php é possível baixar os itens de divulgação que podem ser utilizados em diversas mídias virtuais e meios de comunicação. O kit contém:

- assinatura de e-mail com a logo da campanha;
- banners de internet;
- logos da Hora do Planeta;
- emoticons;
- wallpapers;
- widget contador para Blogs;
- spot de rádio;
- comercial de tv 2010

Com seu apoio a Hora do Planeta vai ser um sucesso!

Acesse: http://www.horadoplaneta.org.br/divulgue.php

Domingo é dia de Café com Teatro

Organizada pela Casa do Teatro, Ponto de Cultua de Foz do Iguaçu, a programação inclui música, teatro, dança, literatura e artes visuais num só espaço.

Diversidade e diversão. Na primeira edição do Café com Teatro deste ano, que será realizado no próximo domingo, a programação irá celebrar a variedade artística da cidade, com atividades dirigidas a todas as idades e para os diferentes públicos que vivenciam e consomem a cultura local.

Organizado pela Casa do Teatro, entidade não governamental iguaçuense, o Café com Teatro é uma feira de apresentações, agregando em um só lugar as linguagens de música, teatro, literatura, dança e artes visuais, além de um espaço para a exposição e o comércio de produtos da economia criativa, como artesanato, livros, brechó e produtos naturais, voltados para o consumo sustentável e saudável.

Realizado desde o ano de 1998, com edições que acontecem a cada dois meses, o evento vem sendo realizado no Zeppelin Old Bar, espaço alternativo, aberto a manifestações culturais.

A atriz e diretora da Casa do Teatro, Rosângela Rocha, explica que o esforço empreendido na realização do Café com Teatro se deve ao compromisso com a democratização da arte e da cultura. “Queremos afirmar espaços onde os artistas possam se encontrar, compartilhar expressar as suas produções. Também pretendemos fazer circular a arte e a cultura por meio deste evento, promovendo o acesso e incentivando a formação de público para as manifestações locais”, conta Rosângela.

Programação - No domingo, os participantes do Café com Teatro poderão ouvir um pouco da boa música produzida em Foz do Iguaçu, com as apresentações das bandas Yandrey e Extrusados, que passeiam do rock and roll ao hard rock. Já a música popular brasileira ficará nas mãos, nas vozes e nos violões do duo formado pelos músicos Fumê e Pingo, figuras sempre vistas e ouvidas nos palcos da noite iguaçuense.

Os jovens que participam do projeto Plugado!, que visa à formação de agentes culturais para a paz, farão apresentações da peça de teatro “Papo de adolescente” e uma performance de dança contemporânea. Os alunos estudam no Colégio Estadual Almirante Tamandaré.

As artes cênicas ainda terão espaço com o número do estudante universitário Rafinha, com seu show no estilo stand up comedy. Os atores e atrizes da Cia. Vira Colchão farão um sarau, encenando e declamando poesias.

A fotógrafa Carolina Lopes irá lançar exposição com as melhores fotos de sua autoria. Aprofundando ainda mais a diversidade do Café com Teatro, o público poderá conferir os sucessos da última estação no brechó de Petsy e Joyce Hirchman, e conferir os produtos artesanais das artesãs Mirá Rocha e Katrina Petrika e da ativista ambiental Anne Sophie, que irá expor produtos ecológicos da associação Rede Verde. Da mesma forma, poderá garimpar, comprar ou trocar livros usados no Sebo Cultural Foz.

Fechando a programação, a poesia irá se disseminar no ambiente, através do programa “Epidemia de poesia”, iniciativa da Associação Guatá. O MDP Tattoo irá apresentar a poesia como expressão da arte e do modo de vida urbano. E como ninguém é de ferro, a equipe da Puro Sabor irá repor as energias dos com petiscos e porções com o sabor e o tempero da comida caseira.

Serviço
Café com Teatro
Quando: 21 de março, domingo, às 16 horas
Onde: Zeppelin Old Bar (rua Major Raul de Matos, 222, Vila Yolanda – em frente ao Posto Sabiá, na Av. das Cataratas).
Contato: (45) 3572-1473
casadoteatrofoz@hotmail.com
Fonte: H2Foz

Faculdade Anglo Americano em Foz do Iguaçu apresenta a peça "Elogios e loucuras"

“Elogios e Loucuras” é o nome do espetáculo em cartaz nesta sexta (19), sábado (20) e domingo (21) no auditório da Faculdade Anglo-Americano, em Foz do Iguaçu. Sob direção de Givaldo Oliveira, a peça é resultado da terceira turma do curso de extensão em teatro da FAA. No palco, oito personagens estarão em cena e caberá a um deles encarnar a própria Loucura fazendo um elogio de si mesma. Enquanto isso, os outros personagens, irão revelar traços de suas personalidades, na medida em que contam seus dramas pessoais.

Segundo Oliveira, o espetáculo é baseado na obra Elogio da Loucura do autor renascentista Erasmo de Rotterdam e traz questões como o que se esconde sob a face da normalidade e o que é alucinação e o que é simplesmente lembrança e delírio? “Embora o texto seja denso, o espectador fica o tempo todo pensando com qual dos personagens ele se identifica”, observa o diretor.

Os ensaios do grupo começaram em dezembro e para a montagem do espetáculo, o grupo conta com a parceria do Grupo Teatral Amadeus que emprestou o material técnico para iluminação. A censura é 16 anos e cada sessão tem uma hora de duração. A estreia será nesta sexta-feira (19) para os acadêmicos e professores do Anglo-Americano e as demais apresentações serão abertas ao público. Os ingressos custam R$ 5 e estudantes pagam apenas R$ 2,50. As apresentações são sempre às 20 horas.

Serviço: “Elogio da loucura”
Data:
19 a 21 de março (6ª-feira exclusivo para acadêmicos da FAA)
Local: Auditório da Faculdade Anglo-Americano
Sessões: 20 horas
Ingressos: R$ 5 / Estudantes pagam R$ 2,50
Fonte: Clickfozdoiguacu.com.br