Pesquisar

quarta-feira, 24 de março de 2010

Saúde bucal de Foz do Iguaçu está entre as três melhores do país

A saúde bucal de Foz do Iguaçu está entre as melhores do país. Novamente foi premiada entre os municípios que se destacaram em ações de promoção da saúde bucal da população. Foz obteve o terceiro lugar no Prêmio Brasil Sorridente 2010, entre os municípios com mais de 300 mil habitantes. Esta não é a primeira vez que a cidade é reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia. No ano passado, obteve o primeiro lugar.
Os documentos apresentados pela Divisão de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde comprovaram todo trabalho realizado pelos cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal do município em unidades de saúde, escolas, centros de educação infantil e outras instituições: ações educativas, preventivas e de atendimento curativo a toda população, com material educativo criado pela Divisão de Saúde Bucal, construções e reformas realizadas nos consultórios da rede pública, bem como atendimento especializado prestado no Centro de Especialidades Odontológicas.
A atualização constante dos profissionais foi considerada fundamental e conduzida em capacitações sobre diversos assuntos. Todos os trabalhos desenvolvidos estão produzindo resultados positivos: em 2007, 37% das crianças matriculadas nos centros municipais de educação infantil apresentaram cárie; a porcentagem reduziu para 33% em 2008 e 29% em 2009.
O documento apresentado ao concurso pode ser acessado na página da prefeitura municipal na internet: www.fozdoiguacu.pr.gov.br ? secretarias ? saúde ? saúde bucal.
Pesquisa – A partir do próximo mês de abril, Foz participa também do Levantamento Nacional das Condições de Saúde Bucal da População. Esse estudo faz parte de uma ação organizada pelo Ministério da Saúde e visa conhecer a realidade bucal dos brasileiros. Foz do Iguaçu foi uma das cidades sorteadas a participar, já que as informações poderão ser utilizadas para planejar os serviços no município de acordo com as necessidades reais dos cidadãos.
Equipes formadas por cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal da rede irão visitar os domicílios sorteados e examinar os moradores que concordarem em participar. Os dados individuais são sigilosos e apenas o resultado final será enviado para o Ministério da Saúde e utilizado pela Secretaria Municipal para planejamento. “Pedimos à população que colabore com o trabalho dos examinadores e ajude o município a continuar entre os melhores do Brasil, formando cidadãos com sorrisos brilhantes”, diz Ana Valéria Pagliani Tiano, coordenadora de Prevenção em Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu.
Fonte: Prefeitura de Foz do Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário