O projeto da 2ª ponte entre o Brasil e o Paraguai e a construção de uma perimetral na cidade (Contorno Leste) foram discutidos com a sociedade na noite da última quarta-feira no auditório da Acifi. A iniciativa da prefeitura atende aos interesses do governo federal e foi acompanhada pelo engenheiro Vicente Veríssimo Junior, chefe regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte, órgão responsável pela execução da obras.
As discussões com membros da comunidade, vereadores, empresários e representantes de diversos segmentos levam em conta o impacto que a construção exercerá no desenvolvimento da fronteira e no planejamento do sistema viário. Para a presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu, Elizangela de Paula Kuhn, a sociedade está ansiosa pela obra por entender que ela representa muito para o crescimento econômico. “A nossa expectativa é que a construção comece e seja concluída o mais rápido possível”, disse.
Conforme explicou o prefeito Paulo Mac Donald, o Município recebeu o projeto na semana passada e tem até o dia 8 para apresentar comentários e sugestões. As adequações que o DNIT entender como necessárias serão incluídas para formatação do projeto final que deverá estar pronto até o final deste mês. “O desejo do governo federal é colocar em licitação até maio e expedir a ordem de serviço imediatamente. É uma obra de grande porte que vai mexer muito com a vida da cidade e das pessoas”, disse o prefeito.
Mac Donald destacou que uma das mudanças é que a construção da perimetral e da 2ª ponte vai desviar do centro da cidade o trânsito de caminhões de carga. “Temos que analisar todos os aspectos do desenvolvimento das áreas cortadas pela perimetral e planejar o trânsito e o uso e a ocupação do solo para os próximos 10, 20 ou 30 anos. Muitos não acreditavam, mas com uma articulação intensa das discussões e apoio de vários parceiros como o engenheiro Vicente a obra está se tornando realidade”.
Em relação à 2ª ponte, o prefeito destacou que sugeriu a implantação de um mirante como atração turística aproveitando os pilares, que ficarão em ponto bem mais alto que as Cataratas e a Itaipu. “Com a instalação de elevador panorâmico será possível ver as Cataratas e a usina. Sem dúvidas isso vai servir ao turismo”. Outra atração será a iluminação da ponte que pode ter multicores criando um show de luzes. No mesmo projeto, Mac Donald está sugerindo o alargamento da Ponte da Amizade com a implantação de mais uma pista para desafogar o trânsito e facilitar a passagem de pedestres e motos.
Traçado da Perimetral Leste
Conforme expôs o secretário de Planejamento Wadis Benvenutti, a 2ª ponte no rio Paraná será nas proximidades do Marco das Três Fronteiras. Daquele ponto sai a avenida passando atrás do Loteamento Buba, no Porto Meira e alcançando o trevo de acesso à Ponte da Argentina, na Avenida das Cataratas. Atravessando o trevo, a Perimetral ganha rumo em direção ao Conjunto Mata Verde, passando depois atrás do Jardim Victória para em seguida cruzar a avenida Felipe Wandscheer e seguir pela Avenida Maria Bubiak até cruzar a Avenida República Argentina atrás do Conjunto Cohiguaçu.
O contorno passa pelo Distrito Industrial, depois segue até área de terra entre a cadeia pública e a penitenciária e sai na BR-277 entre o Jardim Três Fronteiras e o posto Paradão.
As discussões com membros da comunidade, vereadores, empresários e representantes de diversos segmentos levam em conta o impacto que a construção exercerá no desenvolvimento da fronteira e no planejamento do sistema viário. Para a presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu, Elizangela de Paula Kuhn, a sociedade está ansiosa pela obra por entender que ela representa muito para o crescimento econômico. “A nossa expectativa é que a construção comece e seja concluída o mais rápido possível”, disse.
Conforme explicou o prefeito Paulo Mac Donald, o Município recebeu o projeto na semana passada e tem até o dia 8 para apresentar comentários e sugestões. As adequações que o DNIT entender como necessárias serão incluídas para formatação do projeto final que deverá estar pronto até o final deste mês. “O desejo do governo federal é colocar em licitação até maio e expedir a ordem de serviço imediatamente. É uma obra de grande porte que vai mexer muito com a vida da cidade e das pessoas”, disse o prefeito.
Mac Donald destacou que uma das mudanças é que a construção da perimetral e da 2ª ponte vai desviar do centro da cidade o trânsito de caminhões de carga. “Temos que analisar todos os aspectos do desenvolvimento das áreas cortadas pela perimetral e planejar o trânsito e o uso e a ocupação do solo para os próximos 10, 20 ou 30 anos. Muitos não acreditavam, mas com uma articulação intensa das discussões e apoio de vários parceiros como o engenheiro Vicente a obra está se tornando realidade”.
Em relação à 2ª ponte, o prefeito destacou que sugeriu a implantação de um mirante como atração turística aproveitando os pilares, que ficarão em ponto bem mais alto que as Cataratas e a Itaipu. “Com a instalação de elevador panorâmico será possível ver as Cataratas e a usina. Sem dúvidas isso vai servir ao turismo”. Outra atração será a iluminação da ponte que pode ter multicores criando um show de luzes. No mesmo projeto, Mac Donald está sugerindo o alargamento da Ponte da Amizade com a implantação de mais uma pista para desafogar o trânsito e facilitar a passagem de pedestres e motos.
Traçado da Perimetral Leste
Conforme expôs o secretário de Planejamento Wadis Benvenutti, a 2ª ponte no rio Paraná será nas proximidades do Marco das Três Fronteiras. Daquele ponto sai a avenida passando atrás do Loteamento Buba, no Porto Meira e alcançando o trevo de acesso à Ponte da Argentina, na Avenida das Cataratas. Atravessando o trevo, a Perimetral ganha rumo em direção ao Conjunto Mata Verde, passando depois atrás do Jardim Victória para em seguida cruzar a avenida Felipe Wandscheer e seguir pela Avenida Maria Bubiak até cruzar a Avenida República Argentina atrás do Conjunto Cohiguaçu.
O contorno passa pelo Distrito Industrial, depois segue até área de terra entre a cadeia pública e a penitenciária e sai na BR-277 entre o Jardim Três Fronteiras e o posto Paradão.
Fonte: fozdoiguacu.pr.gov.br
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